Extra poderá ser multado em R$ 10 mi pelo Procon após entregar bandeja sem carne para clientes em SP

Segundo órgão, supermercado será autuado por discriminação e método vexatório de cobrança

Por Plox

19/10/2021 19h46 - Atualizado há mais de 3 anos

Após uma cliente do Extra ter denunciado que a rede de supermercado estava entregando bandejas vazias de carne até que o valor do produto fosse pago no caixa, o Procon informou, nesta terça-feira (19), que irá multar a empresa por discriminação e método vexatório de cobrança.

Segundo o órgão, se for comprovado que o Extra adotava a prática em determinados bairros, como os mais pores, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global, chegando a R$ 10,9 milhões.

Bandeja de carne vazia entregue no Extra do Jardim Ângela. Foto: reprodução/ Facebook

 

"É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame", disse o diretor do Procon, Fernando Capez, em um vídeo divulgado nesta terça.

O caso

O caso teve início após uma mulher ter postado nas redes sociais fotos e uma denúncia de que o mercado do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, entregava bandejas vazias de carne com uma senha para que a pessoa pagasse o produto e depois buscasse.

Em nota, o supermercado afirmou que houve "falha de procedimento" e declarou que a prática seria suspensa. 

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