Extra poderá ser multado em R$ 10 mi pelo Procon após entregar bandeja sem carne para clientes em SP
Segundo órgão, supermercado será autuado por discriminação e método vexatório de cobrança
Por Plox
19/10/2021 19h46 - Atualizado há mais de 3 anos
Após uma cliente do Extra ter denunciado que a rede de supermercado estava entregando bandejas vazias de carne até que o valor do produto fosse pago no caixa, o Procon informou, nesta terça-feira (19), que irá multar a empresa por discriminação e método vexatório de cobrança.
Segundo o órgão, se for comprovado que o Extra adotava a prática em determinados bairros, como os mais pores, a autuação poderá ser feita com base no faturamento global, chegando a R$ 10,9 milhões.

"É inaceitável critérios de discriminação, em razão do local ou porque qualquer outro critério. Se em outros estabelecimentos, em outros bairros, não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame", disse o diretor do Procon, Fernando Capez, em um vídeo divulgado nesta terça.
O caso
O caso teve início após uma mulher ter postado nas redes sociais fotos e uma denúncia de que o mercado do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, entregava bandejas vazias de carne com uma senha para que a pessoa pagasse o produto e depois buscasse.
Em nota, o supermercado afirmou que houve "falha de procedimento" e declarou que a prática seria suspensa.