Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

STF rejeita ação contra atos e falas do presidente durante a pandemia

Plenário virtual rejeitou por 8 votos a 2 ação apresentada pelo PSOL

19/10/2021 às 16:39 por Redação Plox

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 8 votos a 2, rejeitar a abertura de uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que questionava atos e falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia de covid-19.

O processo foi julgado no plenário virtual, em que os ministros têm alguns dias para votar remotamente e sem debate oral. Nesse caso, a sessão de julgamento durou dez dias e se encerrou às 23h59 de ontem (18).

Ao final, prevaleceu o entendimento da relatora, ministra Rosa Weber, que rejeitou a ação por entender ser inadequada a abertura de ADPF no caso. Ela também considerou a peça inicial inepta por não especificar exatamente quais atos estariam sendo questionados e tampouco quais medidas objetivas gostaria de ver tomadas.  

Ela foi seguida pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Foram votos vencidos os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin, para quem haveria ameaça a preceitos fundamentais nos atos e falas presidenciais.

A ação foi apresentada pelo PSOL em maio do ano passado. O partido argumentou que o presidente e seu governo violam a Constituição ao minimizar a pandemia de covid-19, manifestando-se, por exemplo, contra o isolamento social e o uso de máscaras.

A legenda pediu ao Supremo que ordenasse o presidente e os membros de seu governo a “pautarem seus atos” segundo o direito fundamental à saúde e os preceitos do Estado Democrático de Direito.

Compartilhar a notícia

Veja também
Velório de Fuad Noman será aberto ao público nesta quinta no salão da Prefeitura de BH
POLíTICA

Velório de Fuad Noman será aberto ao público nesta quinta no salão da Prefeitura de BH

Cerimônia de despedida será realizada nesta quinta-feira (27), no salão da Prefeitura de Belo Horizonte, das 13h às 16h; antes, ocorrerá celebração religiosa restrita a familiares e amigos

POLíTICA

Musk desafia ordem de Moraes e X enfrenta suspensão iminente no Brasil

Ministro do STF determina bloqueio da plataforma caso novo representante legal não seja nomeado em 24 horas

Moro
POLíTICA

Moro deixa o Podemos, desiste de ser presidente e tentará ser deputado

Ex-ministro de Bolsonaro anunciou sua filiação ao partido União Brasil

Lula reage às tarifas de Trump e alerta para possível retaliação
POLíTICA

Lula reage às tarifas de Trump e alerta para possível retaliação

Presidente brasileiro afirma que ainda busca o diálogo, mas admite que a guerra tarifária pode começar com uma resposta direta aos EUA