Entrevista: conheça Robson Pires, o novo diretor comercial do Ipatinga

Robson falou sobre os desafios do novo cargo e sobre suas expectativas à frente do setor comercial do Tigre

Por Plox

19/10/2022 12h44 - Atualizado há mais de 1 ano

Robson Paulo Pires Figueiredo, mais conhecido como Robson Pires, foi anunciado na tarde de segunda-feira (17), como o mais novo diretor comercial do Ipatinga. Natural de Conceição do Mato Dentro, Robson se formou como bacharel em direito pela PUC/Minas em 1993.

Apesar de ter vasta experiência na área comercial, o diretor de 54 anos, iniciou sua carreira como advogado de diversas empresas. Em 2001 ingressou no Cruzeiro exercendo as funções de Assessor Jurídico e Ouvidor. Em 2009 Pires assumiu o cargo de diretor comercial, acumulando por algum período a diretoria de marketing, permanecendo no cargo de diretor comercial até 2019. Após passar 18 anos no Cruzeiro, Robson assumiu a diretoria de marketing do Supermercados BH.

Robson Pires é o primeiro reforço anunciado pelo Ipatinga para a temporada 2023. Foto: Reprodução/Internet.

Por já conhecer o mercado e as empresas no geral, Robson acredita que possa “fazer uma intermediação mais próxima, rápida e com melhores resultados para o Ipatinga”. 

No Cruzeiro, o setor comercial sob administração de Robson Pires fechou contratos de patrocínio com as marcas: Fiat, Caixa Econômica Federal, Vilma Alimentos, Tim, Supermercados BH e Cemil. Essas parcerias renderam ao Cruzeiro cerca de R$ 20,6 milhões.

Robson durante apresentação da Umbro, como nova fornecedora de material esportivo do Cruzeiro. Foto: Reprodução/Internet.

 

O cenário do Ipatinga é diferente do cenário do time da capital mineira naquela época. O Tigre retorna ao Módulo I do Campeonato Mineiro após 10 anos e tenta se restabelecer como um dos principais times do estado mineiro, além de se fortalecer como marca e atrair novos investidores para manter as contas em dia e  um time equilibrado, capaz de brigar contra os grandes de Minas.

O novo diretor comercial do Ipatinga enxerga isso como o principal desafio de sua gestão. “Visualizo como principais desafios o trabalho para resgate da credibilidade do Ipatinga perante o mercado, trazendo parceiros, investidores e marcas relevantes que ajudem na formação de um time forte e competitivo”.

Além da área comercial, Robson atuou no setor de marketing do Cruzeiro. Foto: Reprodução/Internet.

Repórter: O que te fez aceitar a proposta do Ipatinga?

Robson Pires: Vislumbrei a oportunidade de contribuir de maneira significativa com o clube, dado meu amplo conhecimento na área. Também vi como um desafio pessoal, encarando como uma missão levar o time do Ipatinga ao mesmo patamar de grandes clubes mineiros, como merece a cidade e a região do Vale do Aço. Acredito que contribuirei para a permanência do time na elite do futebol mineiro, buscando a conquista de novos títulos e fortalecendo a própria marca do time não apenas no Vale do Aço, mas em todo o estado e nacionalmente. Também criaremos novas ações e oportunidades comerciais para o esporte na região, visando a inserção social por meio de sua prática. Por último, mas não menos importante, contamos com o apoio dos torcedores do Ipatinga rumo a uma campanha na luta pelas primeiras posições no certame mineiro em 2023, buscando a classificação do time para a fase decisiva da competição.

R: Quais as atribuições de um diretor comercial?

RP: Dentre as diversas atribuições do cargo de diretor comercial do clube, destaco como principais a valorização da marca, sua expansão no mercado, a captação de patrocinadores e investidores para o futebol, fortalecendo a instituição, trabalhando desde a sua busca, acompanhado a efetivação e entrega de todas as contrapartidas comerciais do contrato. Além disso, há trabalho de relacionamento diário com os parceiros, resultando na sedimentação e fortalecimento das propriedades comerciais do Ipatinga no mercado, aumentando a receita com a manutenção dos patrocínios e parcerias, sempre com a observância da ética e das boas práticas comerciais.

R: Quais os desafios que você enxerga para o Ipatinga, quanto a fechar contratos e captar recursos?

RP: Visualizo como principais desafios o trabalho para resgate da credibilidade do Ipatinga perante o mercado, trazendo parceiros, investidores e marcas relevantes que ajudem na formação de um time forte e competitivo, com uma gestão profissional, possibilitando melhores condições para o sucesso do Tigre na sua caminhada em busca de títulos e conquistas.

R: Você trabalhou diversos anos no Cruzeiro e conhece muito bem o futebol mineiro.  Você enxerga alguma diferença na área comercial entre a época que você atuou no time da capital e neste momento que você retorna ao futebol pelo Ipatinga?

RP: O mercado era bem mais aquecido com melhores e maiores oportunidades de captação de patrocínio, com mais opções de empresas interessadas em aportar investimentos e recursos para fomentar o futebol. Os valores dos contratos de patrocínio eram bem maiores do que se verifica hoje no mercado, seja de TV, fornecedores de material esportivo, sócio de futebol, licenciamento, publicidade digital, estática e demais propriedades comerciais.

Acredito que hoje, em virtude da crise que passamos na saúde e da instabilidade econômica resultante do conflito entre a Rússia e Ucrânia que impactou a economia global, a captação de patrocínios e investimentos para o esporte, em geral, estejam mais difíceis e não sejam, hoje, uma ação do planejamento que esteja na pauta e seja prioritária para as empresas.

R: Como sua passagem pelo Cruzeiro e pelo Supermercados BH pode ajudar neste novo desafio? 

RP: Com a experiência acumulada, grande relacionamento com várias empresas e o mercado em geral, tenho como fazer uma intermediação mais próxima, rápida e com melhores resultados para o Ipatinga.

R: Quer deixar alguma mensagem para o torcedor ipatinguense?

RP:  A mensagem é para que a torcida, a cidade e todo o Vale do Aço abracem, torçam, compareçam ao estádio e apoiem de todas as formas possíveis o Ipatinga para que este se mantenha na elite do futebol Mineiro, alcançando grandes conquistas para se sedimentar como equipe no cenário nacional, fortalecendo cada vez mais o futebol na região, a inclusão social, além da economia movimentada e gerada por este segmento na região.


 


 

Destaques