PF prende policiais acusados de escoltar 16 toneladas de droga para facção criminosa

"Operação Drake" revela esquema em que agentes da Polícia Civil e um advogado estariam envolvidos diretamente com o Comando Vermelho

Por Plox

19/10/2023 10h45 - Atualizado há quase 2 anos

Na manhã desta quinta-feira (19), uma operação conjunta entre a Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro, nomeada "Operação Drake", foi deflagrada com o intuito de deter quatro policiais civis e um advogado. Estes são acusados de facilitar o transporte de impressionantes 16 toneladas de maconha destinadas ao Comando Vermelho.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

 

A operação, que envolveu cerca de 50 agentes federais, tinha como alvo não apenas os acusados, mas também a execução de seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende (RJ). Tais mandados foram efetivados na cidade do Rio de Janeiro e em Saquarema (RJ), incluindo locais associados aos supostos criminosos já denunciados anteriormente.

 

Detalhes Sobre a Atuação dos Policiais Civis no Esquema

A investigação, originada de uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal, revelou que duas viaturas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil do RJ interceptaram um caminhão transportando a carga ilegal na fronteira entre São Paulo e Rio de Janeiro. Posteriormente, esses agentes escoltaram o veículo até a Cidade da Polícia Civil, onde ocorreu a negociação para liberação da droga e do motorista, com o intermédio de um advogado, mediante pagamento.

"Após o acordo ilegal, três viaturas ostensivas garantiram a escolta do caminhão até os acessos de Manguinhos, local ligado à principal facção criminosa do Rio", conforme relatado em nota oficial da PF.

 

Significado por Trás do Nome da Operação

A nomenclatura "Drake" para a operação faz alusão ao corsário inglês, Francis Drake, famoso por pilhar embarcações carregadas com itens ilícitos, se autodeclarando inocente pelo simples fato de os bens possuírem origem questionável. 

Destaques