Anvisa divulga novas imagens para embalagens de cigarros

Novas fotos buscam alertar sobre os riscos do tabagismo e trazem QR Codes com conteúdos em áudio

Por Plox

19/10/2024 07h28 - Atualizado há 3 dias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta sexta-feira (18) as novas ilustrações que serão aplicadas nas embalagens de produtos à base de tabaco. O objetivo é criar representações "mais fortes e objetivas" para sensibilizar o público de forma eficiente.

Pixabay

O novo conjunto inclui sete imagens que demonstram os danos causados pelo tabagismo, como aborto, cegueira, câncer e morte, e estão acompanhadas de mensagens com palavras como desespero, dor, angústia e morte. As advertências, em tons vibrantes de amarelo, foram projetadas para chamar a atenção dos consumidores e serão impressas em embalagens de cigarros, charutos, cigarrilhas, fumo para cachimbo e tabaco de mascar.

De acordo com a Anvisa, a atualização periódica das advertências sanitárias é essencial para manter a eficácia na comunicação dos principais riscos à saúde associados ao uso de produtos derivados do tabaco e das substâncias nocivas presentes neles.

O material gráfico incluirá QR Codes que direcionam para conteúdos em áudio, com o intuito de facilitar o acesso das pessoas com deficiência (PCD) às informações sobre os perigos do fumo.

Histórico

O Brasil adotou o modelo de advertência em embalagens de produtos derivados do tabaco em 2001 e já realizou quatro atualizações: em 2001, 2003, 2008 e 2017. O país foi o segundo no mundo a implementar imagens nos avisos sanitários, seguindo uma recomendação da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.

Destaques