Pesquisa descarta câncer por uso de celular, mas aponta risco de problemas cardíacos

Análise descarta ligação com câncer, mas sugere associação entre uso frequente de celular e problemas cardiovasculares, principalmente em grupos de risco

Por Plox

19/10/2024 09h48 - Atualizado há 2 dias

Um estudo da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou que as ondas eletromagnéticas emitidas por celulares e outros dispositivos não causam câncer. Contudo, o uso constante de telefones móveis pode estar relacionado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Foto: Pixabay/Reprodção

A análise foi baseada em 63 estudos realizados entre 1994 e 2022, que investigaram uma possível ligação entre o uso prolongado de celulares e o desenvolvimento de tumores no cérebro. Segundo o professor associado Ken Karipidis, vice-presidente da Comissão Internacional de Proteção contra a Radiação Não Ionizante, "as evidências não indicam uma relação entre o uso de celulares e câncer no cérebro ou outros tumores na cabeça e pescoço".

Por outro lado, uma pesquisa canadense recente apontou que o uso frequente de smartphones pode estar associado a problemas cardiovasculares, especialmente em fumantes, diabéticos, pessoas com insônia e transtornos psicológicos. O estudo acompanhou 444.027 pacientes do Biobank do Reino Unido por 12 anos, revelando uma "associação significativa" entre o uso de celulares e condições como acidente vascular cerebral, isquemia e insuficiência cardíaca, particularmente em grupos com maior vulnerabilidade.

Os pesquisadores acreditam que fatores como distúrbios do ciclo circadiano e problemas emocionais comuns nesses grupos podem contribuir para a relação entre o uso do celular e as doenças cardiovasculares. Apesar disso, Nicholas Grubic, coautor do estudo, enfatizou a necessidade de mais investigações para confirmar a associação. Ele sugeriu que substituir o tempo gasto com o celular por atividades físicas poderia beneficiar a saúde cardíaca.

Destaques