Sexto voo da FAB traz brasileiros repatriados do Líbano

Operação já retirou 1.317 pessoas do país em meio a confronto entre Israel e Hezbollah

Por Plox

19/10/2024 09h18 - Atualizado há 3 dias

Neste sábado (19), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o sexto voo de repatriação, trazendo brasileiros e familiares que estavam no Líbano, onde ocorre um conflito armado envolvendo Israel e o grupo Hezbollah. A aeronave pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 7h15, transportando 212 passageiros e um gato.

Foto: FAB

A operação, denominada Raízes do Cedro, já resgatou 1.317 pessoas e 15 animais de estimação – 11 gatos e quatro cães – desde o início das atividades, em 2 de outubro. A prioridade na elaboração das listas de resgate é dada a mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não residem no Líbano.

Após o desembarque no Brasil, os repatriados recebem atendimento médico e são assistidos por órgãos como a Polícia Federal e a Receita Federal.

O resgate foi iniciado devido ao aumento das tensões no Oriente Médio, com confrontos entre o governo israelense e o Hezbollah, organização financiada pelo Irã e com base no Líbano. Segundo o Itamaraty, cerca de 21 mil brasileiros vivem no país, e mais de 3 mil solicitaram auxílio para deixar a região.

Os voos de ida para o Líbano são aproveitados para levar ajuda humanitária, incluindo mais de 47 toneladas de insumos hospitalares e cestas básicas.

Neste domingo (20), o mesmo avião será usado para transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Rússia, onde participará da cúpula do Brics entre os dias 22 e 24. O uso do avião presidencial foi vetado após uma pane ocorrida no México.

Destaques