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O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terminou agosto de 2025 com o menor número de servidores do ano atuando diretamente na análise de benefícios, enquanto a fila para concessão de aposentadorias e outros auxílios chegou a 2,6 milhões de pessoas aguardando o resultado.
Seguridade Social
De acordo com dados obtidos pelo R7 Planalto pela Lei de Acesso à Informação, foram registrados 7.360 servidores ativos lotados nas Centrais de Análise de Benefícios do INSS no mês de agosto. O número é inferior ao registrado em julho (7.424) e ao pico do ano em janeiro, quando a autarquia contabilizava 7.576 servidores nessas funções.
Esses profissionais atuam diretamente no reconhecimento de direitos, manutenção de benefícios e no atendimento de demandas judiciais.
A assessoria do Ministério da Previdência Social confirmou os números e explicou, em nota enviada ao R7 Planalto, que as variações são motivadas por aposentadorias, vacâncias, movimentações internas, licenças temporárias e rotatividade natural. Segundo a pasta, não houve impacto estrutural na capacidade de análise dos benefícios.
Sobre a fila de 2,6 milhões de pedidos, o INSS informou que apenas 25% dos casos estão sob governabilidade direta da instituição. O INSS afirmou que a maior parte das demandas depende de etapas externas, como realização de Perícia Médica Federal e o cumprimento de exigências por parte dos cidadãos.
O Ministério da Previdência Social apontou que houve aumento nos pedidos de benefícios em razão de “alterações normativas que demandaram ajustes sistêmicos”. Apesar disso, destacou que a produtividade permanece em trajetória positiva, com 1,226 milhão de processos concluídos em agosto de 2025.
O Tempo Médio de Concessão (TMC) baixou para 42 dias, ficando abaixo do prazo legal de 45 dias e estabelecendo a menor média do ano.
A pasta afirmou que busca aprimorar a gestão da fila e da força de trabalho. Atualmente, 40% dos processos e reconhecimentos são realizados de forma automatizada. O ministério também informou que realiza mutirões regionais, inclusive aos fins de semana e feriados, além de atendimentos extraordinários para aumentar a agilidade no atendimento à população.
A fila histórica de requerimentos e a queda no número de servidores escancaram o desafio do INSS em manter o ritmo de concessão, mesmo com os avanços tecnológicos e produtivos relatados pelo governo.
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