Mais um vereador de Ipatinga tem mandato cassado

Plenário decidiu por 15 votos a 2 cassar o mandato de Gilmarzinho

Por Plox

19/11/2019 17h55 - Atualizado há mais de 4 anos

O vereador Gilmar Ferreira Lopes, o Gilmarzinho (PTC), teve seu mandato cassado na tarde desta terça-feira (19), em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Ipatinga. Por 15 votos a 2, o plenário foi a favor do parecer da comissão processante que apurou as denúncias de quebra de decoro parlamentar.

Durante a sessão, foi lida a denúncia, feita pelo Ministério Público e GAECO, e o parecer da Comissão Processante (CP), que deu um parecer favorável a cassação do mandato de Gilmarzinho.

Em votação, por 15 votos a 2, ficou decidido pela casa legislativa a cassação do mandato do vereador, alegando que houve quebra de decoro parlamentar por parte do legislador.

Foto: Marcelo Augusto / PLOXkfyukfu

Defesa

A defesa teve um prazo de 2 horas corridas para se defender, sendo ela, feita pelo advogado do vereador, Elídio Ferreira podendo também esse tempo ser usado pelo próprio vereador.

Durante sua fala, a defesa afirmou que não há no processo a notificação endereçada ao vereador Gilmarzinho com as acusações. “O acusado se defende dos fatos, e se os fatos não estão nos autos, do que ele vai se defender?’, questionou o advogado de defesa.

Foto: Marcelo Augusto / PLOXWhatsApp-Image-2019-11-19-at-18.10

Elídio Ferreira, advogado de defesa, ainda afirmou que, no processo, “não há nenhum relato de pessoas falando que entregou R$ 1,00 ao vereador Gilmarzinho, e nem depoimento dizendo que o vereador exigia o dinheiro”.

Por fim, a defesa exclamou que as acusações dos assessores são mentirosas, e que os mesmos nem compareceram para prestar depoimento à comissão.

Gilmarzinho usou a palavra para garantir que não cometeu nenhuma falha que pudesse resultar em quebra de decoro parlamentar.

Votos a Favor da cassação

Adelson Fernandes (PSB), Ademir Cláudio (Pros), Adiel Oliveira (PV), Antônio Alves-Tônico (PC do B), Fábio Pereira - Fabinho (PSC), Francklin Campos (Avante), Gustavo Nunes (PTC), João Francisco - Chiquinho (PTC), Lene Teixeira (PT), Jadson Heleno (SD), Rita de Cássia - Cassinha (PSB), Rominalda Fátima (PSC), Sebastião Guedes (PT), Pastora Márcia Perozini (MDB) e Werley Glicério - Ley do Trânsito (PSD).

Votos contra a cassação

Antônio José-Toninho Felipe (MDB) e Nilsin da Transnil (MDB).

Estiveram ausentes os vereadores Avelino Cruz (Avante) e Vanderson José - Vanderson Autotrans (PROS).
 

Destaques