Ipatinga terá ato de protestos pelo “Fora Bolsonaro” no dia da Consciência Negra
A campanha Fora Bolsonaro reúne movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda
Por Plox
19/11/2021 09h31 - Atualizado há cerca de 3 anos
O Fórum em Defesa da Vida - Vale do Aço, promoverá no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, um ato de protestos pelo “Fora Bolsonaro”. No Vale do Aço, a manifestação será realizada em Ipatinga, com concentração marcada para as 08h30, em frente à Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã.
A campanha Fora Bolsonaro reúne movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda. “Estamos na luta, em defesa do povo negro e dos indígenas, da Saúde e da Educação pública e de qualidade para todos! Contra os preços abusivos do gás, da comida e da gasolina. Contra o desemprego e os ataques aos direitos dos trabalhadores. Traga sua voz e venha defender a vida!”, convidam os organizadores.
Em nota, o movimento enfatiza que “o descaso no combate à pandemia, o aumento da fome, do desemprego, a alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social pelo qual passa o país impacta primeiramente e com mais intensidade a população negra e pobre. Só com a saída de Jair Bolsonaro vamos fazer avançar políticas públicas de promoção da igualdade racial. Por isso, vamos à ruas novamente, para dar um basta e lutarmos pelo fim da carestia, da fome e do desemprego!”.
Os organizadores observam que “o racismo estrutural no Brasil chegou ao seu ápice com Bolsonaro. Nos dois primeiros anos deste governo, a fome aumentou 27,6% no Brasil. E mais da metade da população brasileira, ou 116,8 milhões de homens, mulheres e crianças estão hoje em situação de insegurança alimentar. A maioria é negra: dados do Olhe para a Fome apontam que eles são 10,7% dos que não comem. O número cai para 7,5% entre os brancos.”