Fã de Taylor Swift morto em assalto no RJ, Gabriel Mongenot, 25 anos, era estudante da UFMG
Assassinado em tentativa de assalto após show, cursava Engenharia Aerospacial na universidade
Por Plox
19/11/2023 16h17 - Atualizado há cerca de 1 ano
Um trágico evento ocorreu na madrugada deste domingo (19) na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, onde Gabriel Mongenot Santana Milhomem Santos, um jovem estudante de Engenharia Aerospacial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi vítima de um assassinato. Gabriel, de 25 anos, foi atacado em uma tentativa de assalto enquanto visitava a cidade para assistir a um show da cantora Taylor Swift, acompanhado de duas primas.
Natural de Mato Grosso do Sul, Gabriel iniciou seus estudos na UFMG em 2020. Em seu perfil no LinkedIn, ele expressava sua paixão por exploração espacial, descobertas científicas e música, declarando-se sempre em busca de desafios para aprender e contribuir. Filho de Inês Mongenot, secretária-adjunta da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Campo Grande, Gabriel recebeu homenagens póstumas nas redes sociais. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, compartilhou suas condolências com a família: "Que a lembrança do seu filho Gabriel seja um farol de amor e que vocês encontrem conforto nos momentos mais difíceis".
Entenda o crime
O crime ocorreu quando Gabriel e seus amigos foram abordados por três homens por volta das 3 da manhã. Apesar de não ter reagido ao assalto, Gabriel foi fatalmente esfaqueado por Anderson Henriques Brandão, Alan Ananias Cavalcante e Jonathan Batista Barbosa. A polícia, que estava nas proximidades, interveio e prendeu Anderson e Alan em flagrante, ambos confessando participação no crime.
Curiosamente, um dos criminosos, Alan, havia sido solto da prisão na tarde do dia anterior, após cumprir pena por roubo de 80 barras de chocolate no mesmo bairro. A polícia civil, em nota, informou que está realizando buscas por Jonathan Batista. A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está conduzindo as investigações, coletando depoimentos de testemunhas que relataram o assalto e o subsequente ataque à vítima.