Esportes

Nove atletas de Ipatinga vão disputar as Paralimpíadas Escolares 2025 em São Paulo

Delegação ipatinguense, formada por nove competidores do atletismo, representará o município no maior evento paralímpico escolar do mundo, que reunirá 2.056 atletas de 27 unidades federativas no Centro de Treinamento Paralímpico.

19/11/2025 às 16:09 por Redação Plox

Nove atletas de Ipatinga representam a cidade nas Paralimpíadas Escolares 2025

SUGESTÃO DE PAUTA: Nove atletas de Ipatinga representam a cidade nas Paralimpíadas Escolares 2025

Foto: Divulgação

Cidade marca presença no maior evento paralímpico escolar do mundo

SUGESTÃO DE PAUTA: Nove atletas de Ipatinga representam a cidade nas Paralimpíadas Escolares 2025

Foto: Divulgação

Ipatinga estará representada na edição de 2025 das Paralimpíadas Escolares, considerado o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar. A delegação do município terá nove atletas, todos na modalidade atletismo, que mais uma vez concentra o maior número de participantes da competição.

Etapas da competição em São Paulo

A disputa será realizada em duas etapas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre 17 e 21 de novembro acontecem as provas de atletismo e outras modalidades. A segunda fase está marcada para os dias 26 a 28 de novembro, com natação, vôlei sentado, bocha, judô, badminton, entre outras provas.

Em 2025, o evento passa a contar também com as disputas de taekwondo e de rúgbi em cadeira de rodas, ampliando o programa esportivo e reforçando o crescimento contínuo das Paralimpíadas Escolares. Ao todo, são 2.056 atletas de 27 unidades federativas, um número recorde de participantes.

Revelação de talentos do paradesporto

Criadas em 2006, inicialmente com o nome de “Paralímpicos do Futuro”, as Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes nomes do paradesporto brasileiro, como Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Petrúcio Ferreira, Talisson Glock, Leomon Moreno e Bruna Alexandre.

Compromisso com o esporte inclusivo

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, a presença de Ipatinga na competição reafirma a prioridade dada ao esporte adaptado no município.

Esses nove atletas representam coragem, superação e o poder transformador do esporte. É motivo de muito orgulho ver Ipatinga presente em um evento desse porte, que revela talentos e abre portas para o futuro. Estamos investindo para que nossas crianças e jovens tenham oportunidade de competir, aprender e se desenvolver.Carlão Oliveira

Gestão municipal destaca resultados

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, também ressaltou a importância da participação do município nas Paralimpíadas Escolares, associando o desempenho dos atletas aos investimentos recentes no setor esportivo.

Segundo ele, Ipatinga tem avançado no incentivo ao esporte, com ações voltadas ao fortalecimento de talentos locais, projetos e competições, e a presença dos atletas na competição nacional demonstra os resultados desse trabalho.

Preparação e apoio aos atletas

Os nove atletas ipatinguenses embarcam para São Paulo motivados e preparados para competir entre alguns dos melhores do país. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), oferece suporte para garantir condições adequadas de participação aos competidores, desde a preparação até a logística do evento.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a