Política

Deputados do PT comemoram acórdão do STF e projetam prisão de Bolsonaro

Parlamentares destacam marco histórico para a democracia e avaliam que ex-presidente pode ser preso em até dez dias, após Supremo rejeitar recursos.

19/11/2025 às 09:06 por Redação Plox

Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) celebraram nesta segunda-feira (17) em Brasília a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou os recursos da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. O resultado reforçou para integrantes da legenda a expectativa de que a prisão do ex-mandatário pode ocorrer em breve.

Lindbergh Farias e Rogério Correia

Lindbergh Farias e Rogério Correia

Foto: Reprodução


Deputados veem decisão do STF como marco para cumprimento da pena

O deputado Rogério Correia (PT-MG) avaliou que a decisão do STF representa um momento decisivo para o caso e caminhou para o cumprimento da sentença. Demonstrando tom irônico, ele fez referência ao possível destino carcerário de Bolsonaro e relembrou as críticas ao papel do ex-presidente nos episódios de 2023 que impactaram a democracia brasileira.

No mesmo vídeo, Correia afirmou que Bolsonaro teve amplo direito de defesa no processo, mas que, segundo ele, ficou comprovada a tentativa de golpe e o envolvimento na tentativa de minar a democracia. O deputado destacou ainda que o cumprimento da pena seria necessário para preservar o regime democrático no país.

Liderança do PT projeta prisão em dez dias

Já Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, apontou a possibilidade de que a prisão de Bolsonaro aconteça em questão de dias. O parlamentar mencionou a Lei das Organizações Criminosas, ressaltando que a legislação determina início de cumprimento de pena em estabelecimentos penais de segurança máxima para as lideranças dessas organizações.

Lindbergh também se manifestou contra um eventual regime domiciliar, argumentando que tal medida não seria suficiente diante da gravidade das acusações. Segundo o deputado, penas alternativas não refletiriam a justiça necessária para o caso, especialmente em comparação à situação dos demais envolvidos.

Parlamentares do PT avaliam que uma eventual prisão do ex-presidente e de outros militares acusados deverá marcar um "momento histórico" para o país.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a