Dezembro Verde: campanha conscientiza sobre a adoção responsável de animais

Por Plox

19/12/2019 16h02 - Atualizado há mais de 4 anos

A fim de conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais de estimação, Ipatinga e diversas outras cidades brasileiras aderiram à campanha “Dezembro Verde – Não ao abandono de animais”. A escolha do último mês ano não é por acaso, justamente por ser o período em que o número de abandonos de pets cresce em relação à média anual, principalmente por ser um período de férias, quando muitas famílias viajam e optam por rejeitá-los.

IMG 9561 Foto: Divulgação/PMI
 

Nesta quarta-feira (18), o Centro de Controle de Zoonoses promoveu uma ação educativa, na Praça 1º de Maio, para evitar o abandono e maus-tratos de animais. Além de panfletos e uma caminhada pelo Centro da cidade, os agentes do CCZ ainda montaram uma tenda com os animais disponíveis para adoção. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Mara Fernanda Andrade Felix, o objetivo da Secretaria de Saúde é mostrar para a população sobre a adoção responsável. 

 IMG 9500 Foto: Divulgação/PMI

 

“A partir do momento que a pessoa adquire um animal ela é responsável por ele. A finalidade desse evento é tratar disso. No mês de dezembro, é muito rotineiro o abandono, porque é um período em que as pessoas viajam e não têm com quem deixar o animal, que acaba sendo abandonado. Então é preciso pensar antes de ter o animal”, orienta Mara. 

Regras para adoção de animais

Estima-se que no Brasil existam cerca de 30 milhões de pets abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Isso compreende a quase 4% dos cães abandonados no mundo. “Infelizmente, como em todo município brasileiro, o abandono de animais está crescente aqui em Ipatinga. Podemos dizer que, diariamente, pessoas abandonam animais no Centro de Controle de Zoonoses, principalmente gatos, e nós não temos estrutura para receber essa quantidade de animais que tem chegado”, explanou a diretora. 

IMG-1652 Foto: Divulgação/PMI

 

Adotar um animal pode parecer fácil, mas se você é daquele que quer fazer uma adoção responsável, alguns requisitos serão analisados. Por exemplo, a idade. Animais de estimação só podem ser adotados por pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que apresentar identidade, CPF e comprovante de endereço. 

“Além disso, uma entrevista faz parte do processo de adoção. O objetivo é avaliar se a pessoa interessada realmente tem condições para cuidar do animal, para que lá na frente ele não possa sofrer outro abandono. É preciso que a pessoa esteja consciente do que ela está levando para casa”, finaliza Mara. 
 

Destaques