Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ipatinga terá 60 km de asfalto recapeado

Prefeito autoriza recuperação de ciclovia no Bethânia e melhorias para avenida principal da Vila Militar

19/12/2019 às 13:44 por Redação Plox

Concluídas as etapas de licitação e contratada a empresa vencedora do processo, a Prefeitura de Ipatinga (PMI) iniciou na manhã desta quarta-feira (18), pelos bairros Vila Militar e Bethânia, o pacote de obras de asfalto previsto no programa ‘Nova Ipatinga’. 
 
Segundo a administração municipal, serão atendidas cerca de 100 vias públicas em todas as regiões da cidade, numa extensão de 60 quilômetros. Com a presença do prefeito Nardyello Rocha, representantes do Legislativo e lideranças comunitárias, o recapeamento das pistas de veículos motorizados começou na avenida José Barcelos. Outro ponto em que foi dado o sinal verde para os serviços foi a ciclovia da avenida Selim José de Sales, desde a rotatória de encontro com a avenida Gerasa até as proximidades do supermercado Bretas.   

capaasfalto Foto: Divulgação/PMI


A previsão, segundo a PMI, é de que as obras na avenida José Barcelos, na Vila Militar, sejam concluídas nos próximos cinco dias, enquanto o trecho da ciclovia da avenida Selim José de Sales com Alberto Giovannini, no Bethânia, deve ser entregue em 30 dias. 
 
Vicente de Souza Lima, morador das Chácaras Vagalume, que utiliza o trecho da ciclovia frequentemente, comentou sobre a importância da obra. “Nós estamos bem contentes que o prefeito tenha olhado por essa ciclovia. Ela está muito estragada, cheia de buracos há tempos. Nestas condições, muitos acabam tendo que usar a rua, ficando sujeitos a acidentes”. 
 
Comerciante na avenida José Barcelos, Davi Martins entende que o recapeamento na via trará impactos positivos para os estabelecimentos da região. “Esse tipo de obra sempre ajuda. É muito importante para todos, porque é um acesso praticamente obrigatório e, no nosso caso particular, favorece o aumento de clientes, que sempre reclamam bastante do grande número de buracos”, disse.

asfalto1 Foto: Divulgação/PMI


Ao autorizar simbolicamente o início das obras de asfaltamento, em sequência aos inúmeros muros de arrimo que já estão sendo executados dentro do programa ‘Nova Ipatinga’, o prefeito Nardyello Rocha refletiu: “Estamos falando de um asfalto com mais de 40 anos, com vida útil esgotada. Assim, a prefeitura executa a manutenção e logo depois o buraco se abre novamente. Esse retrabalho acaba significando desperdício de dinheiro público, sem solução definitiva para a população. Agora estamos realizando uma obra que vai resolver por um bom tempo esta situação. Estamos começando por esses dois pontos, mas até o final do programa vamos atingir todos os bairros da cidade”, projetou o chefe do Executivo. 
 
Ainda durante a solenidade, o prefeito mencionou a importância do Legislativo para a execução do programa. “Nós estamos entrando no grosso do programa, que é a parte de mobilidade. Lembrando que só estamos conseguindo executar essas obras devido ao apoio da base governista na Câmara, que analisou com responsabilidade a nossa proposta, compreendeu a extensão dos benefícios à sociedade e viabilizou todas as condições para que esse trabalho viesse a acontecer”.   

 

asfalto2 Foto: Divulgação/PMI

 
O secretário de Obras Públicas da cidade, Francisco Carrato, salientou que a Administração não vai medir esforços para entregar cada trecho mapeado no Programa dentro dos prazos previstos, e minimizar os transtornos gerados. “Vamos trabalhar para que todas as obras fiquem prontas dentro do cronograma de execução. Estamos atentos ao período de chuvas e trabalhando de forma célere justamente para garantir a esses moradores a tranqüilidade que merecem”, enfatizou.
 
Desvios 

Em função das obras iniciadas nesta quarta-feira (18), os ônibus que servem ao transporte coletivo de Ipatinga na região atendida tiveram o itinerário desviado da avenida José Barcelos, na Vila Militar. Acontece a interdição temporária da via entre as ruas La Paz e avenida José Assis de Vasconcelos. 

No sentido Centro, as linhas 700 e 701 estão sendo desviadas para as ruas Santa Fé e Tucumã. Assim, os pontos de embarque e desembarque funcionam momentaneamente no trecho desviado, conforme sinalização existente. 

Já no sentido bairro, o desvio é feito pela avenida José Assis de Vasconcelos. Os carros seguem pelas ruas Montevidéu, Chicago e Las Vegas, dali retornando novamente para a av. José Barcelos. 
 
Investimento 

De acordo com a Prefeitura, os recursos para execução do recapeamento de ruas, avenidas e ciclovias, assim como a construção de muros de arrimo em áreas de risco, são provenientes do Finisa - Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Foram captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal, sendo parte de um total de R$ 73 milhões separados para viabilização do programa municipal ‘Nova Ipatinga’. 
 

Compartilhar a notícia

para você
Enéias Reis
POLíTICA

Candidato a deputado federal, Enéias Reis, será entrevistado na Plox às 10h

Rodada de entrevistas com os candidatos a deputado federal do Vale do Aço será transmitida ao vivo, de segunda a sexta, às 10h, 15h e 17h30

Aposentados de Ipatinga podem garantir 50% de desconto no IPTU 2025; saiba mais
ECONOMIA

Aposentados de Ipatinga podem garantir 50% de desconto no IPTU 2025; saiba mais

Benefício exige solicitação dentro do prazo e documentação completa

leitos
SAúDE

Ipatinga duplica capacidade de leitos UTI-Covid a partir desta semana

Equipamentos são de última geração e chegaram ao Hospital Municipal em embalagens de fábrica

ESPORTES

Olimpíadas Escolares de Timóteo de 2024 definem seus campeões

Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem a parceria do Ministério do Esporte