Brasil

estilo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Veja como instalar enfeites natalinos sem correr riscos

    Atenção deve ser redobrada para que não aconteçam acidentes envolvendo energia elétrica

    Por Plox

    19/12/2019 20h37 - Atualizado há mais de 4 anos

    As festas de fim de ano se aproximam, e ornamentos luminosos já estão sendo instalados nas fachadas e interiores de prédios e residências. Porém, a utilização desses enfeites requer alguns cuidados devido ao risco de choques, curtos-circuitos e incêndios.

    O engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, ressalta a importância da utilização de equipamentos de boa qualidade com isolamento elétrico e que sejam testados e certificados pelo Inmetro. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas, pois são econômicas e não aquecem.

    Paróquia-Nossa-Senhora-do-Morro---Foto--Lucas-Nishimoto-9Foto: Lucas Nishimoto/Divulgação Cemig
     

    “Instalações feitas de forma incorreta são perigosas e podem provocar choque elétrico e princípios de incêndio. A instalação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada aparelho e, principalmente, evitando-se as gambiarras”, alerta o engenheiro.

    São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou “Ts”) para realizar a ligação de diversos enfeites em uma única tomada. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica Demetrio Aguiar.

    A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O engenheiro eletricista da Cemig alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica da Cemig, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores.

    “Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instaladas no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta o engenheiro da Cemig.

    Outras recomendações

    ·         Não instale lâmpadas decorativas fixadas aos postes e pontaletes de padrão da Cemig.

    ·         Não utilize enfeites luminosos próximo a piscinas e em lugares úmidos. Isso evita contato acidental da instalação elétrica com a água.

    ·         Isole os arames das árvores natalinas para impedir a energização acidental.

    ·         Desligue os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa.

    ·         Dê preferência aos enfeites feitos com material impermeável.

    ·         Verifique a proximidade da iluminação decorativa com a rede da Cemig, pois o vento pode fazer os enfeites tocarem a rede.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]