Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Vídeo: jovem agride funcionários da Vale e da prefeitura

19/12/2019 às 16:25 por Redação Plox

Na última segunda-feira (16), um jovem de 20 anos agrediu funcionários da Vale e da Prefeitura de Catas Altas, em uma audiência pública em uma escola municipal da zona rural da cidade, no distrito de Morro D'Água Quente, onde era discutido a ampliação das atividades da mineradora na cidade e no distrito, que abriga três minas da Vale. 

Atualmente somente a Mina de São Luiz está em funcionamento. A empresa tenta, segundo a prefeitura, desde 2015 expandir a mina principal e reabrir as minas “Almas” e “Tamanduá”.

No vídeo o jovem faz um discurso onde diz que o que está fazendo é por justiça pelas mais de 200 pessoas que foram afetadas e que “a Vale não vai pagar”. 

soco Foto: Reprodução

 

A Vale por meio de nota repudiou “os atos de violência contra seus empregados durante reunião pública”. A Polícia informou que o jovem também teria tentado agredir a gerente da empresa, mas que foi contido por outros funcionários que acabaram se ferindo. 

Os moradores do distrito são contrários à expansão da empresa e chegaram a levar cartazes pedindo que o trabalho fique da forma que está.

O funcionário da Vale agredido no vídeo tem 36 anos, enquanto o funcionário da prefeitura que aparece na filmagem tem 45. Primeiro o jovem parte para cima do engenheiro ambiental contratado pela Prefeitura, quando o funcionário da Vale tenta interromper as agressões e acaba também sendo agredido. 

Após a confusão o jovem fugiu pela janela, saltando de mais de três metros de altura. Até o momento da publicação dessa reportagem o jovem ainda não havia sido encontrado pela Polícia. 

Confira o vídeo:

{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/xgXmcnr0gR8.jpg?itok=Y0f7w8dG","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=xgXmcnr0gR8","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":1},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo, autoplaying)."]}

 
Confira a nota da Vale:

"A Vale repudia os atos de violência contra seus empregados durante reunião pública em Catas Altas (MG) na última segunda-feira, 16/12. Foi registrado Boletim de Ocorrência e as medidas cabíveis serão tomadas. A empresa esclarece que esteve presente na reunião a convite da Prefeitura da cidade para dialogar com a comunidade do Morro da Água Quente e esclarecer, de forma transparente, todas as dúvidas em relação às operações da empresa na região".
 
Confira a nota da Prefeitura Municipal de Catas Altas:

"A Prefeitura de Catas Altas esclarece que a Audiência Pública realizada na segunda-feira (16) no Morro D'Água Quente precisou ser suspensa por conta de agressão física a um funcionário da mineradora Vale S/A.

A audiência havia sido marcada para debater com a comunidade do Morro D'Água Quente e demais afetados a expansão das atividades da Vale no distrito não apenas no que concerne ao Patrimônio Histórico e Cultural, mas sim à todas futuras questões consequentes do empreendimento.

A empresa pleiteia desde 2015 a expansão na Mina de São Luiz e reabertura das minas de Tamanduá e Almas. Todas as três estão localizadas no distrito do Morro D'Água Quente.

A discussão agora volta ao Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), que aprovou por unanimidade no último dia 10 de dezembro a revisão da conformidade ambiental dada em 2015.

A Prefeitura de Catas Altas acredita no diálogo como ferramenta fundamental da democracia, de modo a manter um relacionamento próximo e transparente com a comunidade. Além disso, reforça que é contra qualquer tipo de violência".

Compartilhar a notícia

Veja também
Rodrigo Bocardi diz que recorrerá à Justiça após demissão da Globo
GERAL

Rodrigo Bocardi diz que recorrerá à Justiça após demissão da Globo

Jornalista afirma ter sido vítima de 'grande injustiça' e relata desgaste após saída motivada por descumprimento de regras éticas, segundo emissora

GERAL

Ajudôu e Emalto entregam uniformes gratuitos para alunos de projeto de futebol em Timóteo

Cerimônia reforça inclusão social e celebra avanços no esporte para crianças e adolescentes.

Flávio Gomes é demitido da TMC após quatro dias
GERAL

Flávio Gomes é demitido da TMC após quatro dias

Jornalista relatou que foi dispensado devido a posicionamentos em redes sociais, pouco antes de entrar no ar

Reuniao
GERAL

Administração de Ipatinga deve apresentar proposta de recomposição salarial para servidores em setembro

O acordo foi firmado após a suspensão da greve

para você
Homem morre em Ipatinga com suspeita de intoxicação por metanol
SAúDE

Homem morre em Ipatinga com suspeita de intoxicação por metanol

Caso é o único registrado em Minas Gerais até o momento e está sob análise do Instituto Médico Legal

Aprendendo português, Ancelotti quis saber o que é 'frango' no futebol
ESPORTES

Aprendendo português, Ancelotti quis saber o que é 'frango' no futebol

Técnico da Seleção Brasileira tem aulas com professor paulista e se diverte ao aprender expressões típicas como 'frango', usada para falha de goleiro

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP
EDUCAçãO

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP

Confusão entre alunas em sala de aula terminou com adolescente de 17 anos machucada no rosto; polícia investiga o caso

Brasil envia alimentos e remédios para Gaza após anúncio de Janja
POLíTICA

Brasil envia alimentos e remédios para Gaza após anúncio de Janja

Presidente Lula determina envio de ajuda humanitária à população palestina durante crise destacada no Fórum Mundial da Alimentação