Operação em Santa Catarina apreende R$ 1 milhão em vinhos e bebidas irregulares

Ação do Ministério da Agricultura fiscaliza estabelecimentos em Pinheiro Preto e apreende grande volume de produtos

Por Plox

19/12/2023 21h16 - Atualizado há 5 meses

Em Pinheiro Preto, Santa Catarina, a 55ª Operação Ronda Agro, conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), resultou na apreensão de 72.946 litros de produtos, incluindo vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas, totalizando um valor aproximado de R$ 1 milhão. A operação, que faz parte do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), foi realizada em continuidade aos esforços anteriores, especificamente a 39º Operação Ronda Agro, ocorrida em junho deste ano na mesma região.

 

Foto: Mapa / Divulgação

Durante a fiscalização, três estabelecimentos produtores de vinho e derivados da uva e do vinho foram inspecionados, além de dois depósitos de produtos irregulares. A ação resultou na emissão de seis autos de infração e 19 termos que incluíam apreensão, colheita de amostras e inspeção dos locais.

A operação atual é um desdobramento da ação de junho, que já havia apreendido 41 mil litros de bebidas irregulares com a denominação de "Vinho Colonial". Este esforço contínuo do Mapa visa assegurar a conformidade dos produtos com as regulamentações vigentes, garantindo assim a qualidade e segurança dos alimentos disponibilizados aos consumidores.

Destaques