Lula retorna a Brasília após cirurgia e participa de agenda oficial no Alvorada
Presidente se recupera bem de procedimentos médicos e se prepara para reunião ministerial de fim de ano com ministros do governo federal.
Por Plox
19/12/2024 16h08 - Atualizado há 5 meses
Após receber alta médica em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília no início da tarde desta quinta-feira (19). O presidente seguiu em comboio diretamente para o Palácio da Alvorada, onde deve permanecer ao longo do dia e na sexta-feira (20), quando está programada a reunião ministerial de encerramento do ano.

Recuperação e alta médica
Lula passou por dois procedimentos cirúrgicos na última semana, realizados em São Paulo, devido a uma hemorragia intracraniana. O quadro foi resultado de uma queda sofrida em outubro, em seu banheiro no Palácio da Alvorada. Após seis dias internado, o presidente iniciou sua recuperação em casa, na zona oeste de São Paulo, onde permaneceu até receber alta e autorização para retornar à capital federal.
As médicas Ana Helena Germoglio e Mônica Bretas acompanharam de perto o progresso de sua recuperação, visitando-o quase diariamente. Em declaração recente, a equipe médica informou que o presidente está apto para atividades de trabalho, mas deve evitar esforços físicos até a realização de novos exames, previstos para os próximos 10 dias em Brasília. Lula também deve permanecer na cidade para as celebrações de Natal e Ano Novo, ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.
Reunião ministerial e balanço de governo
A agenda presidencial inclui a reunião ministerial de fim de ano, marcada para esta sexta-feira. O encontro contará com a presença dos 38 ministros do governo federal e será um momento de avaliação das principais ações realizadas em 2024. Entre os temas abordados, devem constar projetos estruturantes, como a Reforma Tributária e iniciativas legislativas importantes.
Visitas e articulações políticas
Durante sua recuperação em São Paulo, Lula recebeu uma série de visitas políticas e culturais. Entre os ministros que estiveram com o presidente, destacam-se Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio Monteiro (Defesa). As reuniões trataram de pautas relevantes, como mudanças na Reforma Tributária e a proposta de alteração nas regras de aposentadoria dos militares.
Além das visitas políticas, Lula também foi visitado por artistas e personalidades, incluindo o cantor Chico Buarque, sua esposa, a advogada Carol Proner, e o humorista Paulo Vieira, acompanhado de sua namorada, Ilana Sales, modelo e influenciadora digital.