Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Prefeitura de Ipatinga promove formação gratuita sobre patrimônio cultural imaterial
Atividade na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares encerra as comemorações do Centenário do Congado do Ipaneminha e discute proteção do patrimônio cultural, políticas públicas e patrimônio negro em Minas
19/12/2025 às 17:46por Redação Plox
19/12/2025 às 17:46
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), realiza na próxima segunda-feira (22) a formação gratuita “Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos”. A atividade acontece a partir das 9h, na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, na rua Mariana, nº 119, no Centro.
Foto: Divulgação
Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a iniciativa encerra oficialmente a programação do Centenário do Congado do Ipaneminha, reconhecido como bem cultural imaterial do município. A proposta é reforçar a valorização, preservação e transmissão das tradições culturais em Ipatinga, envolvendo qualquer pessoa interessada na temática do patrimônio cultural.
Foto: Divulgação
Formação sobre legislação e políticas de preservação
A atividade será conduzida pela historiadora Michaela Cristina Santiago Mario, representante da RM Cultural, empresa que presta serviços de assessoria e consultoria para habilitação de municípios nos programas ICMS Patrimônio Cultural, ICMS Turístico e ICMS Esportivo. A instituição também atua com projetos de preservação, restauração, elaboração de planos diretores e ações formativas.
Ao longo do encontro, serão discutidas as legislações de proteção do patrimônio cultural no Brasil, conceitos e instrumentos de salvaguarda do patrimônio imaterial e políticas públicas voltadas à área. Entram na pauta ainda temas como patrimônio e direitos humanos, além dos desafios e riscos ligados à preservação do patrimônio cultural.
Foto: Divulgação
Patrimônio negro e Congado em destaque
A programação prevê reflexões sobre o patrimônio negro no Brasil e em Minas Gerais e a representatividade do Congado como patrimônio afromineiro. Estão previstas, ainda, uma roda de conversa e a dinâmica do mapa afetivo, estimulando a participação do público e o compartilhamento de memórias e experiências.
A palestrante é graduada em História, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integra o Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA/UFJF) e é membro do Centro de Conservação da Memória da UFJF desde 2019. Atua como pesquisadora de políticas públicas culturais e programas de incentivo e foi vencedora do prêmio “Amigo do Patrimônio 2025”, com o trabalho “Patrimônios Negros de Juiz de Fora”.
Foto: Divulgação
Serviço
Formação:Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos