Extra

Homem morre durante tratamento de canal em clínica odontológica em Contagem

Mauro Junio Rodrigues, de 47 anos, passou mal após aplicação de anestesia, sofreu parada cardiorrespiratória e morreu dentro de consultório no bairro Riacho das Pedras; Polícia Civil investiga o caso

19/12/2025 às 17:08 por Redação Plox

Um homem de 47 anos morreu na tarde desta quinta-feira (18) durante um tratamento de canal em uma clínica odontológica no bairro Riacho das Pedras, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A vítima foi identificada como Mauro Junio Rodrigues.

De acordo com o boletim de ocorrência, o atendimento começou por volta de 15h40. Mauro foi levado ao consultório pela irmã para dar sequência a um tratamento dentário que vinha sendo realizado desde novembro.

Caso ocorreu em clínica odontológica no bairro Riacho das Pedras; morte será investigada

Caso ocorreu em clínica odontológica no bairro Riacho das Pedras; morte será investigada


Paciente já passava por outros procedimentos odontológicos

A irmã de Mauro contou que ele já havia sido submetido à extração de dentes antes do procedimento de canal.

Meu irmão começou um tratamento dentário no mês de novembro para extração de alguns dentes. Foram feitas três extrações e ficou pendente o tratamento de canal, que seria realizado por outra dentista, não a mesma que fez as extrações

Claudia Janaina Rodrigues Soares

Mal-estar após aplicação de anestesia

Segundo relato da familiar, após a aplicação da anestesia para o tratamento de canal, Mauro começou a se sentir mal. Ele pediu para ir ao banheiro e, ao retornar, relatou estar babando. A dentista aspirou a saliva e o orientou a se sentar e inclinar a cabeça para trás. Nesse momento, ele passou a piorar clinicamente, desmaiou e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Conforme a irmã, o paciente chegou a ficar roxo, o que levou ao acionamento imediato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Tentativas de reanimação e confirmação da morte

Enquanto aguardavam a chegada do socorro, familiares e policiais militares que estavam no local tentaram manobras de reanimação, mas não conseguiram reverter o quadro. Uma Unidade de Suporte Avançado do Samu foi enviada à clínica, e a médica confirmou a morte de Mauro ainda no consultório odontológico.

Polícia Civil recolhe materiais e apura circunstâncias

A perícia da Polícia Civil recolheu materiais utilizados durante o atendimento, entre eles tubetes de anestésicos e hipoclorito. Segundo o registro policial, a ficha de anamnese do paciente — documento que reúne o histórico de saúde — foi solicitada à clínica, mas não havia sido apresentada até o encerramento da ocorrência. A morte de Mauro será investigada pelas autoridades.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a