Fabriciano inicia vacinação de parte dos idosos no dia de aniversário da cidade

Os primeiros vacinados foram os moradores do Lar dos Idosos Frederico Ozanam

Por Plox

20/01/2021 10h04 - Atualizado há cerca de 3 anos

Nesta quarta-feira (20), dia em que Coronel Fabriciano comemora 72 anos, as equipes de vacinadores da Prefeitura iniciaram a vacinação contra a Covid-19, de parte dos munícipes. Nesta primeira leva, receberão as vacinas pessoas acima de 75 anos, com comorbidades.

 

Luiz Bastos, de 67 anos, foi o primeiro vacinado em Fabriciano e no Vale do Aço. Foto: Marcelo Augusto/Plox

 

De acordo com a Prefeitura, as equipes de vacinação seguirão pelos quatro cantos da cidade para imunizar os grandes idosos (pessoas acima de 75 anos) portadores de comorbidades. Segundo o prefeito, a escolha pelos mais velhos e doentes se deve ao fato de que essas pessoas figuram entre as principais vítimas fatais do vírus.

“Esse é o nosso primeiro público-alvo priorizado. Amanhã começa um outro grupo, como pacientes renais crônicos,  pessoas com insuficiência cardíaca congestiva,   diabéticos, em tratamento de oncologia e outros”, disse.

 

Ana Rita Pereira, de 72 anos, foi a segunda vacinada. Foto: Marcelo Augusto/ Plox



Os profissionais de saúde virão em seguida, com prioridade para os que estão na linha de frente no tratamento de pacientes infectados ou suspeitos, como os que atuam nas UTIs, Centro de Referência ao Covid e vacinadores.

Segundo a Gerência Regional de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, nessa primeira fase de distribuição de vacinas, foram 17 mil e 200 doses da CoronaVac, para a Macrorregião do Vale do Aço. As vacinas contra o novo coronavírus chegaram ao Vale do Aço por volta de 10h desta terça-feira. As doses do imunizante foram entregues na Superintendência Regional De Saúde em Coronel Fabriciano-MG e distribuídas aos municípios.

De acordo com a GRS, a distribuição ficou da seguinte forma: Ipatinga receberá 4.700 vacinas, Coronel Fabriciano receberá 1.000 vacinas, Timóteo 1.100 vacinas e Santana do Paraíso 65 vacinas. Cada vacina conta com duas doses.

Lar dos Idosos

As primeiras doses da vacina contra o Covid-19 foram aplicadas na tarde dessa terça-feira (19), no Lar dos Idosos Frederico Ozanam.

Luiz Cândido Rodrigues Bastos, 67 anos, tomou a primeira dose das mãos do prefeito e médico Marcos Vinicius. Em seguida foi vacinada Ana Rita Pereira, de 72 anos. Outros 24 internos do lar foram imunizados na sequência. A cerimônia histórica foi acompanhada de perto pelo vice-prefeito, Sadi Lucca, e pelos secretários de Saúde, Ricardo Cacau e Assistência Social, Letícia Godinho.

De acordo com a Prefeitura, uma lista com 890 pessoas integra o primeiro grupo a receber a vacina. O prefeito informou que nenhum idoso precisa sair de casa nesse primeiro momento, já que os agendamentos serão feitos pela secretaria de saúde via telefone e a equipe vacinadora irá de casa em casa, como fez na campanha da gripe. Dentro de 20 dias, será aplicada a segunda dose.

Aniversário da cidade

Conhecida como “Terra mãe do Vale do Aço”, Coronel Fabriciano comemora nesta quarta-feira (20) 72 anos de emancipação político-administrativa.

Este ano, em virtude da pandemia de Covid-19 e em respeito à vida, não haverá programação festiva. Mas a data será lembrada – com adaptações – pelas atividades religiosas em homenagem a São Sebastião, defensor da igreja católica, saúde e padroeiro da cidade.

 

Foto: divulgação/PMCF

 

A programação será aberta com missa às 7h e 9h, realizada na Co-Catedral de São Sebastião, no bairro Santa Helena. A Paróquia faz um apelo para que pessoas que integram o grupo de risco para Covid-19 (idosos, pacientes com comorbidade) priorizem a participação em um desses horários.

Na parte da tarde, será realizada carreata com a imagem de São Sebastião. A concentração será às 18h, em frente à Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Mangueiras. A chegada da imagem na Co-Catedral está prevista para 19h30, quando acontecerá a Missa Solene.

 

Tradicional procissão de São Sebastião será substituída por carreata. Foto: divulgação/PMCF

 

A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Itabira/Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti. A missa será transmitida pela Rádio Educadora (AM e FM) e live na página do facebook da emissora.

O padre Evaldo César, responsável pela Pastoral de Comunicação da Paroquia, explica que a programação deste ano foi adaptada e as atividades pulverizadas para garantir a participação do público, sem aglomerações e com todos os cuidados necessários.

“Este ano serão três missas; e ao invés da profissão, faremos uma carreata com a imagem. Inclusive, na carreata, passaremos em frente a todos os locais de atendimento de saúde (hospitais, asilo, unidades de saúde) da região central, numa forma simbólica de pedir pela saúde de todos, já que São Sebastião também é santo o protetor contra as pestes e doenças”, explica.

A Paróquia de São Sebastião reforça que todas as missas e atividades seguirão os protocolos municipal e diocesano de prevenção a Covid-19, com limitação de público e obrigatório o uso de máscaras. Na igreja, a ocupação está limitada a uma pessoa a cada 4 m², com aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel dos participantes na entrada da igreja. 
 

Destaques