Índia começa a exportar vacinas e Brasil fica de fora da primeira leva

Segundo o governo da Índia, ainda não existe previsão para envio da vacina ao Brasil

Por Plox

20/01/2021 09h24 - Atualizado há mais de 3 anos

Nessa terça-feira (19), a Índia começou a exportar a vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas no país. O Brasil ficou de fora da lista de países que receberão a vacina e, segundo o Governo Indiano, ainda não existe previsão para envio da vacina ao Brasil.

De acordo com o Governo Brasileiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá iniciar a produção da vacina de Oxford em fevereiro e, por isso, o governo comprou dois milhões de doses da Índia.

Conforme divulgado pelo governo indiano, em nota, o país decidiu exportar vacinas nesta semana apenas para países vizinhos. Para os países parceiros, o repasse será feito de acordo com a necessidade doméstica, nas próximas semanas e meses.

 

Foto: divulgação

 

Na última semana, o Governo Federal brasileiro chegou a anunciar que um avião da Azul iria na Índia para buscar o imunizante de Oxford. O voo sairia na sexta-feira (15) e voltaria no domingo (17), porém, ele foi postergado para início desta semana e, agora, não existe previsão de quando o Brasil poderá buscar a vacina.

De acordo com informações, o presidente Jair Bolsonaro estaria tentando contato com o primeiro Ministro da Índia, para acelerar o processo de venda das vacinas para o Brasil.
 

Destaques