Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Momento Cívico marca 72 anos de Coronel Fabriciano

Em virtude da pandemia, Prefeitura cancelou festividades de aniversário

20/01/2021 às 16:57 por Redação Plox

Com presença apenas de autoridades e representante de entidades, uso de máscaras e álcool em gel, a Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou um momento cívico para marcar o aniversário de 72 anos da cidade. O evento simbólico aconteceu em frente ao Paço Municipal, no Centro, e foi restrito a convidados com objetivo, justamente, de evitar aglomerações por causa da pandemia do Coronavírus.
“Ontem (terça-feira, 19) recebemos as primeiras doses da vacina contra Covid-19 e já começamos a imunizar a população mais vulnerável. Este é o maior presente que a cidade pode receber neste momento. A vacina representa fé, nos dá esperança de dias melhores e mais saúde para todos; mas a pandemia ainda não acabou e precisamos manter os cuidados para preservar vidas. Por isso, decidimos por cancelar as festividades e realizar apenas um evento simbólico”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius, em seu discurso.
 

Foto: divulgação/ PMCF


O grupo de Escoteiro Tapajós conduziu a cerimônia de hasteamento das bandeiras acompanhado do prefeito Dr. Marcos Vinicius (que hasteou a bandeira do Brasil); Comandante do 58º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Luiz Carlos Ribeiro Magalhães (Minas Gerais); e o líder de governo na Câmara de Vereadores, Luciano Lugão (Coronel Fabriciano). 
 


A execução do hino nacional e o tradicional “parabéns para você” para a cidade ficou por conta da Banda Marcial da Casa de Inclusão Social (Cais). Também participaram da solenidade os alunos do curso pré-militar DENACEM-Fabriciano. Houve um momento ecumênico de bênçãos à cidade e à sua população, conduzido pelo Pároco da Paróquia São Sebastião, Padre José do Carmo Zambom, e o Pastor Wesley Dias, da Igreja Batista Seara. 
Participaram da solenidade o deputado Estadual, Celinho do Sinttrocel; o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes; vice-prefeito, Sadi Lucca; vereadores e secretários municipais.

 


HISTÓRIA
A história de Coronel Fabriciano tem seu início no século XVI. As expedições seguiam pelos chamados Sertões do Rio Doce à procura de metais preciosos. Mas a fim de evitar o contrabando do ouro extraído na região de Diamantina, o povoamento da região foi proibido de participar, sendo liberado só em 1755. 
O fluxo de tropeiros até o século XIX levou à formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba, região do atual Melo Viana, elevado a condição de distrito em 1923. Na mesma época, a localidade passa a ser atendida pela EFVM e é construída a Estação do Calado, estabelecendo-se ao seu redor o núcleo urbano, hoje atual Centro da cidade. Em 1936, a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira se instalou na cidade, fortalecendo a formação de um núcleo urbano, culminando na emancipação de Coronel Fabriciano em 27 de dezembro de 1948. A empresa permaneceu na cidade até a década de 60.
Nas décadas de 40 e 50, respectivamente, Coronel Fabriciano passou a sediar os complexos industriais da Acesita e Usiminas, essenciais para o desenvolvimento da cidade. Mas, com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, em 1964, as empresas passaram a pertencer aos municípios. Com as indústrias, veio o crescimento populacional, infraestrutura urbana, equipamentos de saúde e educação. A siderurgia contribuiu para a formação da Região Metropolitana do Vale do Aço, segundo pólo urbano-industrial de Minas, Estado, e também o desenvolvimento do comércio e da prestação de serviço, hoje as principais fontes econômicas em Fabriciano.
Como a principal fonte geradora do PIB fabricianense, o setor terciário é responsável por um dos mais importantes centros comerciais da região metropolitana do Vale do Aço. Coronel Fabriciano também é uma cidade com forte tradição religiosa, mantendo um rico calendário de eventos que atraem anualmente milhares de visitantes. A população estimada é de 110 mil habitantes, concentrada na área urbana. Uma curiosidade é que dos 221 km² de extensão territorial, 80% é de área rural. Destaque para a Serra dos Cocais, que abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, mirantes, cachoeiras, arquitetura tipicamente rural e grupos folclóricos que mantêm viva a tradição dos primeiros moradores do Vale do Aço.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Tiroteio
GERAL

Bala perdida mata morador em rua de Governador Valadares durante guerra de gangues

Segundo relatos, durante o tiroteio, Michael foi tragicamente atingido nas costas

Bolsonaro 3 - agencia brasil.jpg
GERAL

Bolsonaro deve vir à Ipatinga para retomada do Alto-Forno 1

Evento na Usiminas também deverá contar com a presença do governador Romeu Zema

Preso homem que cavou túnel para invadir apartamento da vizinha no Canadá
GERAL

Preso homem que cavou túnel para invadir apartamento da vizinha no Canadá

Suspeito de 46 anos usou espaço atrás de lareira para escavar passagem até o imóvel no andar superior, em Calgary

GERAL

Atriz escandaliza ao gravar filme pornô em vagão de metrô com passageiros

A cena provocou indignação generalizada, destacando-se nas manchetes dos principais jornais mexicanos e gerando uma onda de críticas nas redes sociais

para você
IMG_20190730_162358870.jpg
POLíTICA

Juiz decide manter prisão dos quatro investigados de invasão a celulares de autoridades

Suspeitos vão continuar detidos até quinta-feira (1º), quando se encerra o prazo da prisão temporária

Cidade turística de SP lidera ranking de qualidade de vida no Brasil
LAZER

Cidade turística de SP lidera ranking de qualidade de vida no Brasil

Com menos de 5 mil habitantes, Gavião Peixoto supera capitais e se destaca como o melhor município para se viver no Brasil, segundo levantamento do IPS

Foto: Reprodução/PictureThis
SAúDE

Moléculas de plantas da chapada do Araripe mostram eficiência contra Covid-19

Pesquisa da UFCA aponta potencial inibição de até 95% da infecção por diversas variantes do coronavírus

 Fhemig abre diversos processos seletivos a partir de hoje
EMPREGO

Fhemig abre diversos processos seletivos a partir de hoje

Além de profissionais da saúde, vagas incluem cargos do setor administrativo e do Direito