Timóteo suspende concurso público

Evolução da pandemia com aumento de óbitos e casos positivos, bem como dificuldades de logística para receber 14 mil candidatos foram decisivos para comissão e Comitê de Enfrentamento a Covid-19 optassem por essa medida

Por Plox

20/01/2021 17h19 - Atualizado há cerca de 3 anos

Com o agravamento da pandemia por Covid-19, o concurso público para o provimento de cargos efetivos na Prefeitura de Timóteo foi suspenso temporariamente por orientação da Fundação CEFETMINAS. A medida também foi adotada por causa de questões logísticas e pela quantidade de candidatos inscritos que é superior a 14 mil. As provas do concurso, que previam ampla concorrência para 269 vagas, sendo 24 para deficientes, estavam programadas para fevereiro deste ano, mas agora dependem da redução de casos por coronavírus.

Foto: Divulgação PMT

 

De acordo com informações da secretária de Administração e Gestão da PMT, Simone Araújo, por causa do segundo pico da doença com o aumento de casos em Minas Gerais e no Vale do Aço e do número elevado de candidatos, a Fundação CEFETMINAS apresentou uma série de implicações caso as provas fossem aplicadas. Em função disso, a instituição orientou a Prefeitura a suspender o certame.

Simone explica que esse posicionamento da Fundação foi levado para a análise dos membros da comissão interna do concurso e também ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 que deliberaram por acatar a orientação de forma a evitar aglomeração e a propagação do vírus. Dessa forma o concurso só será remarcado quando as condições forem favoráveis à sua realização e sem colocar em risco a vida das pessoas. 

Foram diversas as dificuldades para que o concurso fosse realizado em fevereiro, entre os quais o redimensionamento dos espaços onde as provas seriam aplicadas, haja vista que as escolas teriam que abrigar no máximo 50% dos candidatos de acordo com a sua capacidade.  O número de escolas que foram disponibilizadas também não atenderia a demanda.

“O concurso está mantido e será realizado tão logo seja possível e assim que houver segurança sanitária para preservar a vida dos candidatos”, enfatizou Simone Araújo, acrescentando que a Administração encaminhou também um ofício ao Ministério Público informando sobre essa situação. Ela lembra ainda que a Secretaria e a comissão interna do concurso estarão monitorando o quadro da pandemia para remarcar uma nova data para a realização das provas.

Sobre a devolução da taxa de inscrição, a Secretaria de Administração informa que tão logo seja definida uma nova data para o concurso será aberto prazo para devolver o dinheiro para aqueles que fizerem essa opção.

Destaques