Ministério da Infraestrutura define prazo para liberação de trânsito na BR-381 em Nova Era

Veja as possíveis rotas para evitar o caminho que ainda segue interditado

Por Plox

20/01/2022 11h28 - Atualizado há mais de 2 anos

O Ministério da Infraestrutura e o DNIT divulgaram o prazo para liberação do trecho da BR-381, interditado na altura do município de Nova Era, em Minas Gerais. A previsão foi apresentada nessa quarta-feira (19) pelo ministro Tarcísio Freitas e só deve ser liberado no começou de fevereiro.

Em entrevista à rádio Itatiaia, a secretária de Planejamento de Minas Gerais disse que apenas nas primeiras semanas de fevereiro será liberado um desvio permitido. No entanto, o trecho do KM 321 não tem previsão para as obras de reparo.

Foto: Divulgação/PRF

 

Em nota enviada ao Plox, o DNIT explicou que “Tecnicamente, no local houve o chamado “cisalhamento de talude”, provocado pelo grande volume de água e saturação do solo. Ou seja, houve deslocamento da massa de terra, pressionando a base da rodovia e levando ao rompimento da pista.  O trabalho do DNIT em Minas Gerais ocorre de maneira ininterrupta, desde o final de dezembro de 2021, para restaurar a trafegabilidade das rodovias federais no Estado, impactadas pelas fortes chuvas que ocasionaram quedas de barreiras e processos erosivos”.

 

Desvios que podem ser utilizados atualmente: 

-  De Governador Valadares pela BR-116, seguir até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381; 

- Rota sugerida pelos caminhoneiros: de Governador Valadares, acessar a MG-758 em Belo Oriente e seguir rumo a Guanhães e Itabira. Retornar à BR-381 em São Gonçalo; 

- Para quem está em Ipatinga, acessar a BR-458 e, em seguida, a BR-116 até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381. 


 

Destaques