Projeto para crianças autistas é lançado em ginásio de Ipatinga

Com atendimentos diferenciados e especiais destinados a mais de 100 crianças com o TEA, iniciativa do governo de Ipatinga visa à reabilitação da psicomotricidade de alunos

Por Plox

20/01/2023 20h48 - Atualizado há mais de 2 anos

 A Prefeitura de Ipatinga lançou nessa quinta-feira (19), no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, no bairro Veneza, o Projeto TEAtivo, destinado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, que foi possível após emenda parlamentar destinada pelo vereador Daniel do Bem, visa à reabilitação da psicomotricidade dos alunos portadores de TEA. O atendimento será prestado a cerca de 100 alunos e acontecerá graças a parceria entre a PMI e o Centro de Integração Autista (CIA).

 

Foto: divulgação

 

Após o lançamento, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado de lideranças políticas e comunitárias, familiares e outros convidados, assistiu uma aula inaugural com alunos e professores que participarão do projeto.

“Nós, da administração municipal, sempre estivemos ao lado deste público, atentos a esta demanda e trabalhamos para possibilitar um atendimento responsável e acolhedor paras as crianças com TEA, dando todo o suporte necessário para elas e suas famílias. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga, o vereador Daniel do Bem e o Centro de Integração Autista (CIA), fazendo parte de um abrangente e efetivo conjunto de ações que estamos implementando em prol da família autista”, reforçou, para acrescentar em seguida: “Além desse projeto que inauguramos hoje, estaremos em breve oferecendo à população autista, gratuitamente, os serviços de diagnóstico e terapias que garantirão melhor interação e o desenvolvimento aos assistidos”.

 

Foto: divulgação

 

O TEAtivo é coordenado pela especialista em psicomotricidade Simone Martinho, e tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais e comportamentais das crianças com TEA. 

“Usamos uma metodologia baseada na análise aplicada ao comportamento ABA, que  é padrão Ouro em intervenção para pessoas com autismo. As intervenções da psicomotricidade têm um papel primordial em todo o processo de ensino/aprendizagem, pois sabemos hoje que existe uma relação direta entre o movimento, atenção e concentração. Com a realização do projeto,  através das atividades lúdicas, contribuímos para o desenvolvimento das crianças”, explana a técnica no assunto.

 

Foto: divulgação

 

Parceria

Este é o primeiro projeto em que o município atua em parceria com o CIA. A presidente da entidade, Ivanete Freitas, vê o projeto como uma maneira de ampliar ainda mais a atuação da associação. “O CIA existe há mais de oito anos e, agora, vem crescendo sua área de atuação no acolhimento, atenção e orientação das famílias autistas de Ipatinga. Porém, foi nos últimos dois anos que a nossa entidade ganhou força e maior representatividade”, acentuou.


 

Destaques