Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Ministra da Cultura anuncia abertura de novas salas de cinema financiadas pelo FSA

A ministra também abordou a necessidade de regularização dos serviços de streaming no Brasil, uma discussão que se alinha com as práticas internacionais de investimento em produção local

21/01/2024 às 01:57 por Redação Plox

Em um importante passo para a promoção do audiovisual no Brasil, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes a inauguração de 118 novas salas de cinema em 2024. Este projeto, financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), visa expandir o acesso e a exibição do cinema brasileiro em diversas regiões do país.
 

Foto: divulgação

As novas salas de cinema serão distribuídas em 27 municípios pertencentes a 11 estados brasileiros. Este movimento é parte de um esforço maior do Ministério da Cultura para fortalecer a indústria cinematográfica nacional, tanto em produção quanto em exibição.

Durante o evento, que contou com aplausos entusiasmados da plateia presente no teatro Aymoré, no Centro Cultural Yves Alves, a ministra expressou seu compromisso com a ampliação do parque exibidor brasileiro. Além disso, em entrevista após o debate, Margareth Menezes destacou a importância do ano de 2024 para o setor audiovisual, com expectativas de novas conquistas e avanços.

A ministra também abordou a necessidade de regularização dos serviços de streaming no Brasil, uma discussão que se alinha com as práticas internacionais de investimento em produção local. Ela citou o exemplo da França, onde aproximadamente 20% do lucro das empresas de VOD são reinvestidos na produção cinematográfica local. No Brasil, essa discussão já se estende por seis anos.

Adicionalmente, a recente sanção da lei das cotas de tela para TV e cinema foi comentada pela ministra. Ela defendeu a regulamentação como um meio essencial para o fortalecimento do setor audiovisual brasileiro, enfatizando a necessidade de um equilíbrio entre a produção nacional e estrangeira nas plataformas de exibição.

Essas iniciativas representam um marco significativo para o cinema nacional, prometendo não apenas aumentar a disponibilidade de conteúdo brasileiro, mas também fortalecer a indústria cinematográfica como um todo, desde a criação até a exibição nas telonas.

Compartilhar a notícia

Veja também
DIVULGAÇÃO/PLAYTOOL MONTAGEM/R7
LAZER

A jornada de Cacauzinho Neto, o garoto marombeiro de 12 anos

Seu pai, Carlos Augusto, também praticante de crossfit, conta com orgulho que, aos 8 anos, o garoto já corria 10 km.

20190730_142516.jpg
LAZER

Reforma da Academia Olguin em Ipatinga é concluída

Patrimônio Histórico de Ipatinga recebeu melhorias estruturais em um ano de intervenções

ss
LAZER

Pimenta, o refúgio natural em Minas Gerais: entre serras e rios

Conhecido como "mar de Minas", o lago de Furnas atrai turistas de vários locais do Brasil e do mundo, e a cidade de Pimenta se destaca por atrações alternativas

Cinema
LAZER

Cinema reabre em Ipatinga neste sábado

Fechado desde março de 2020 cinema reabre amanhã (01/05) com todos os protocolos implantados após decreto da prefeitura de Ipatinga.