Baiano tira nota mil na redação do Enem 2025 após oito meses de preparação intensiva
Estudante de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, alcança nota máxima na redação do Enem 2025, mas ainda busca vaga em Medicina por meio de Prouni e Fies
20/01/2026 às 08:26por Redação Plox
20/01/2026 às 08:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um estudante de 21 anos da Bahia alcançou a nota máxima, mil pontos, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, após uma preparação intensiva de apenas oito meses.
Morador de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Lucas Rodrigues já havia feito o exame outras três vezes, sempre com notas acima de 900 na redação. Desta vez, decidiu investir em um curso especializado para “fechar” a prova, de olho no sonho de cursar Medicina.
Lucas Rodrigues tirou nota mil na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal
Eu sempre tive afinidade com redação, desde novo, desde o Ensino Médio. Mas o curso me colocou no caminho do mil. Minhas notas estavam caindo, o que estava me preocupando, e, por isso, eu procurei eles. A rotina dentro do curso era bem pesada.
Lucas Rodrigues
O estudante relata que começou a preparação em março do ano passado e manteve o ritmo até a semana da prova, em novembro. Ele assistia a aulas on-line de teoria e gramática, produzia uma redação por semana e fazia um simulado mensal.
Rotina intensa e foco na redação
A prática constante ajudou Lucas a ganhar segurança na produção textual e o preparou para o tema escolhido pelo Enem: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Segundo ele, o assunto já era cogitado por muitos professores, e o curso preparatório chegou a propor um tema semelhante durante os estudos.
Na prova, Lucas estruturou o texto discutindo uma possível negligência do poder público e do setor privado em relação à população idosa. Ele utilizou como repertório o conceito de “necropolítica”, do filósofo e cientista político camaronês Achille Mbembe, para abordar como o Estado influenciaria quem tem acesso a condições dignas de vida.
Em um segundo momento do desenvolvimento, trouxe a crítica do empresário norte-americano James Collins sobre o egoísmo no meio empresarial, relacionando a ideia à falta de oportunidades de trabalho para pessoas idosas.
O uso articulado de referências teóricas e sociais foi decisivo para sustentar a proposta de intervenção apresentada por Lucas na redação.
Baiano tirou nota mil na redação do Enem
Foto: Arquivo Pessoal
Resultado acima da expectativa
Apesar da boa sensação ao sair da prova, o baiano conta que não esperava alcançar a nota mil, principalmente pelo nível de exigência na correção.
Ao conferir o resultado, a reação foi de surpresa, emoção e comemoração em família e com o professor, que também obteve nota máxima na redação. Lucas lembra que começou a tremer ao ver o desempenho final e destaca o orgulho demonstrado pela mãe e pelo pai.
Desafio agora é entrar em Medicina
Mesmo com o desempenho perfeito na redação, a média geral, somando as demais áreas do Enem, não foi suficiente para deixá-lo confortável em relação à concorrência no curso de Medicina via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Determinado a não abrir mão do projeto, Lucas pretende recorrer a outras alternativas além do Sisu, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para conquistar a vaga em Medicina que persegue há anos.