MG tem 12 faculdades de medicina na lista de punições do MEC após nota baixa no Enamed; veja a lista

Instituições com conceitos 1 e 2 no exame do Inep terão suspensão ou redução de vagas e bloqueio de acesso ao Fies e a outros programas federais; medida busca corrigir e elevar a qualidade da formação médica

20/01/2026 às 11:54 por Redação Plox

Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Medicina (Enamed), o Ministério da Educação (MEC) anunciou sanções a 12 instituições de ensino superior de Minas Gerais que oferecem cursos de medicina e tiveram desempenho considerado insatisfatório.

Em todo o país, mais de 100 cursos ficaram mal avaliados entre os 351 analisados. Em Minas Gerais, todas as faculdades listadas são da rede privada. As punições atingem cursos que obtiveram conceitos 1 e 2, as notas mais baixas da avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As punições atingem cursos que obtiveram conceitos 1 e 2, as notas mais baixas da avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As punições atingem cursos que obtiveram conceitos 1 e 2, as notas mais baixas da avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Redes Sociais


Suspensão de vagas e bloqueio a programas federais

Entre as medidas previstas estão a suspensão ou redução de vagas nos cursos avaliados, além do bloqueio do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a outros programas federais. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (19), em Brasília.

De acordo com o MEC, a ação busca garantir a qualidade da formação médica no país e assegurar mais segurança à população atendida pelos futuros profissionais. Cursos com conceito 1 terão a entrada de novos alunos totalmente suspensa, enquanto aqueles com conceito 2 sofrerão redução no número de vagas. As instituições terão prazo para apresentar defesa.

Cursos de medicina de Minas Gerais punidos

Veja as faculdades de Minas Gerais com avaliação considerada insatisfatória pelo Enamed:

Faculdade de Medicina de Barbacena – Barbacena – conceito 2

Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – Juiz de Fora – conceito 1

Universidade Vale do Rio Doce (Univale) – Governador Valadares – conceito 2

Universidade de Itaúna – Itaúna – conceito 2

Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) – Vespasiano – conceito 1

Centro Universitário Faminas – Muriaé – conceito 2

Centro Universitário de Manhuaçu (Unifacig) – Manhuaçu – conceito 2

Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – Ponte Nova – conceito 2

Faculdade de Minas BH (Faminas) – Belo Horizonte – conceito 2

Centro Universitário Univértix – Matipó – conceito 2

Faculdade Atenas – Passos – conceito 2

Faculdade Atenas – Sete Lagoas – conceito 2

Foco em correção e questionamentos sobre dados

O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que a iniciativa não tem caráter apenas punitivo, mas corretivo, com foco na melhoria da qualidade do ensino médico. O g1 informou que busca contato com as instituições mencionadas para obter posicionamento.

A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) afirmou que acompanha os resultados e informou que análises preliminares indicam possíveis divergências entre os dados utilizados como base e os números divulgados oficialmente.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a