Suspeito de atirar contra policiais em BH é preso após perseguição em Guanhães
Homem de 25 anos foi localizado após abandono de veículo roubado em área de mata na zona rural de Guanhães; ele confessou dirigir o carro levado em assalto em BH e é apontado como um dos envolvidos em ataque a militares do 22º BPM
20/01/2026 às 06:07por Redação Plox
20/01/2026 às 06:07
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um homem de 25 anos foi preso pela Polícia Militar nesta segunda-feira (19) em Guanhães, no Vale do Rio Doce, suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio contra policiais do 22º Batalhão da PM, em Belo Horizonte. A captura ocorreu após uma perseguição a um carro roubado.
Com base na denúncia, equipes iniciaram o rastreamento e localizaram o automóvel na saída do município. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu pela BR-259.
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Segundo a Polícia Militar, a Sala de Operações recebeu a informação de que um veículo levado durante um roubo na capital mineira estaria circulando em Sabinópolis, cidade vizinha a Guanhães. Com base na denúncia, equipes iniciaram o rastreamento e localizaram o automóvel na saída do município. Ao perceber a aproximação da viatura, o motorista fugiu pela BR-259.
Perseguição termina com carro abandonado em área de mata
Durante a perseguição, militares da Polícia de Meio Ambiente, que davam apoio à operação, também avistaram o veículo e auxiliaram no repasse de informações para a montagem de cerco e bloqueio. Já no perímetro urbano de Guanhães, o condutor tentou escapar por uma estrada de terra em direção à zona rural.
Com o auxílio de drone térmico e de uma aeronave remotamente pilotada (RPA), os policiais localizaram o carro abandonado próximo a uma área de mata. Após buscas, o suspeito foi encontrado e preso. Ele confessou que dirigia o veículo e que fugiu por estar em posse de um carro roubado.
Ligação com tentativa de homicídio em Belo Horizonte
Em consulta aos sistemas da PM, foi constatado que o homem é um dos envolvidos na tentativa de homicídio contra militares do 22º BPM, registrada no domingo (18), no bairro Paraíso, na Região Leste de Belo Horizonte.
Na ocasião, quatro suspeitos fugiram de uma abordagem policial, houve troca de tiros e o grupo abandonou o carro roubado. Um dos criminosos invadiu uma residência e fez uma família refém, sendo preso em seguida. Outro foi baleado e morreu no Hospital João XXIII. Dois suspeitos seguem foragidos.
Armas apreendidas e buscas por comparsas
Durante a ação, foram apreendidos um fuzil, uma pistola e uniformes semelhantes aos da Polícia Militar. Segundo a corporação, o homem preso em Guanhães participou da fuga e da troca de tiros, mas não se envolveu na situação de reféns.
A PM suspeita que outro indivíduo também estivesse no veículo e continua realizando buscas na região, com apoio da Polícia Civil e uso de drone térmico. Até o momento, foi confirmada a prisão do suspeito e a recuperação do carro roubado.