Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Câncer infantil: história de forma lúdica abordada em livro de escritor do Vale do Aço

    Por que o Cabelo da Princesa foi Passear? foi um livro lançado por escritor e professor de Ipatinga, no ano passado

    Por Plox

    20/02/2019 17h17 - Atualizado há mais de 3 anos

    Por que o Cabelo da Princesa foi Passear? Este foi um livro lançado por um escritor de Ipatinga-MG, no Vale do Aço. Rodrigo Cristiano Alves lançou o livro no dia seis de outubro do ano passado, em uma livraria do bairro Cidade Nobre.

    O livro aborda a história de Lara, uma princesa à frente de seu tempo que vive em um reino imaginário e descobre que está com câncer. O desenrolar da história apresenta como se deu o processo de descoberta, tratamento e desdobramentos familiares e sociais após a notícia.

    rodrigo-2(Foto: reprodução)

    De acordo com o escritor, a ideia de escrever o livro partiu de uma experiência com a sua família. “Em 2016, minha filha tinha cinco anos e assistiu a uma reportagem sobre a ala oncológica infantil do Hospital Marcio Cunha (Ipatinga -MG) e me perguntou por que as crianças eram carecas. Então, para lhe explicar melhor sobre a doença com uma linguagem lúdica e leve, resolvi escrevê-lo”, conta.

    rodrigo-3Rodrigo Cristiano lançou o livre em outubro do ano passado (Foto: reprodução/ Facebook)

    Na época do lançamento, Rodrigo, que também é professor universitário, recebeu notícias que algumas escolas de Minas Gerais vão trabalhar com a obre este ano.

    O exemplar foi editado e produzido pela editora Editorial 25, com ilustrações do artista paulista Leonardo Malavazzi. O material se encontra disponível no site http://www.lojaeditorial25.com.br/por-que-o-cabelo-da-princesa-foi-passear.

    Sem-Título-9(Foto: reprodução)

    CÂNCER INFANTIL

    No dia 4 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial Contra o Câncer e no dia 15, foi celebrado o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância. A campanha deste ano foi voltada para a importância em conhecer a diferença entre o câncer infantil e os cânceres que afetam os adultos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as neoplasias na fase infantil são a segunda causa de morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos incompletos, mesmo com o alto índice de cura, perdendo para outros fatores externos como homicídios e acidentes.

    Ainda segundo o órgão, os cânceres infantis atacam o sistema hematopoiético (sanguíneo), o sistema nervoso e os linfonodos. Os tipos mais comuns são a leucemia (câncer no sangue), os linfomas (câncer que atinge o sistema linfático) e os tumores cerebrais.

    rodrigo-1

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]