Ipatinga

educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Parceria entre indústria e academia desenvolve talentos para o mundo

    Ternium Brasil mantém Laboratório de Simulação de Processos na UFMG para prática de estudantes no processo siderúrgico

    Por Plox

    20/02/2019 20h38 - Atualizado há mais de 3 anos

    O trabalho de cooperação entre Ternium Brasil e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vem rendendo bons frutos. Dois casos recentes mostram como essa vivência pode gerar resultados mundo afora. O projeto desenvolvido por Débora Silveira durante seu estágio na Ternium Brasil foi premiado no AISTech 2018, um dos maiores eventos de metalurgia do mundo, realizado nos Estados Unidos. E Mariana Ribeiro acaba de ser selecionada para aplicar o sistema de simulação que desenvolveu na Áustria.

    A Ternium Brasil e a UFMG mantêm acordo de transferência de tecnologia no Laboratório de Simulação de Processos (LaSiP). Durante o período letivo, os estudantes participantes do projeto realizam experimentos e simulações no laboratório, que fica dentro da Universidade, e no período de férias escolares podem participar de estágio de verão em usina da siderúrgica, no Rio de Janeiro.

    A estudante Mariana Ribeiro, participante do último processo de estágio de verão da Ternium Brasil, acaba de ser selecionada para implementar, na Europa, sistema de simulação utilizado no LaSiP. Mariana ficará na Áustria, na Universidade de Leoben, considerada o berço da siderurgia moderna, e aplicará sistema que permite observar a interação entre a escória e o aço, propiciando a simulação de comportamentos importantes para subsidiar os engenheiros nas tomadas de decisões com o objetivo de melhorar a qualidade dos processos metalúrgicos. A estudante embarca para a Europa no próximo dia 22.

    Divulgaçãounnamed

    Outro caso de sucesso foi o da estudante Débora Silveira, premiada no AISTech 2018, um dos maiores eventos de metalurgia do mundo, realizado nos Estados Unidos, com projeto desenvolvido durante seu período de estágio na Ternium Brasil. Intitulado “Modelo de Perdas Térmicas nas Panelas de Gusa entre o Alto Forno e a Aciaria”, os resultados do projeto geraram resultados positivos para as práticas diárias da empresa, aumentando produtividade e qualidade e reduzindo custos dos processos de aciaria.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]