Gaeco cumpre mandados de prisão em Ipatinga

De acordo com o GAECO, as investigações iniciaram em meados de 2019

Por Plox

20/02/2020 12h02 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta quinta-feira (20), o GAECO de Ipatinga, coordenado por Promotores de Justiça, em conjunto com as polícias Militar e Civil desencadeou a fase de execução de Mandados de Prisão e Busca e apreensão na “OPERAÇÃO CONFRARIA” (que significa irmandade, em referência ao grau de parentesco dos líderes da ORCRIM bem como ao pacto estabelecidos entre seus sectários).

De acordo com o GAECO, as investigações iniciaram em meados de 2019, após a descoberta de planejamento por parte de infratores locais em incendiar ônibus na cidade de Ipatinga.

 

Gilmaro-4Operação teve participação das Policias Civil e Militar. Foto: divulgação
 

As ações delituosas estariam sendo orquestradas e articuladas por infratores reclusos no sistema penitenciário, por se sentirem incomodados com intensificações de revistas e buscas. 

Ao longo da operação, mandados de buscas foram cumpridos, prisões de diversos infratores foram efetuadas e apreensões de drogas, armas dentre outros objetos, conseguindo-se de forma preventiva evitar as ações de incêndios de transportes coletivos na cidade de Ipatinga e região.

 

gilmaro-3Foto: divulgação

 

Durante as investidas policiais, em meados de 2019 e início de 2020 e com intensa troca de informações entre os policiais, logrou-se êxito em apreender: 90 kg de maconha, 46 porções de cocaína, dois quilos de pasta base de cocaína, duas porções de crack, diversos apetrechos para comercialização de drogas (balanças, cadernos com anotações, pinos vazios e materiais para embalagem) além de, uma pistola 9mm com corregedor do tipo caracol e outro alongado, um revólver Taurus calibre .32, 30 munições calibre .9m, três munições calibre .32 e três veículos automotores (sendo um clonado) e celulares diversos.

 

gilmaroFoto: divulgação

 

Manhã de operação

Nessa manhã, Policiais Militares, coordenados pelo Tenente Coronel Lemos Dias e Capitão Anselmo e Policiais Civis coordenados pelo Delegado Gilmaro Alves, cumpriram dez mandados de busca e apreensão, bem como estão cumprindo seis mandados de prisões temporárias (30 dias). Há informações que diversas outras pessoas estariam envolvidas na prática de tráfico de drogas, sendo essas já presas durante o início da operação. 

 

Gilmaro-2Foto: divulgação

 

Os presos serão encaminhados à Penitenciária de Ipaba, enquanto que as diligências continuam nos próximos dias, visto a necessidade de novas prisões. Segundo levantamentos, até o momento, dado a operação policial, ao menos dezessete pessoas já haviam sido presas em épocas pretéritas, sendo essas atuadas, no passado em flagrante delito.
 

Destaques