Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Idosos a partir de 90 anos são vacinados em Santana do Paraíso

    Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são responsáveis por avisar aos pacientes quando o imunizante chegar ao município

    Por Plox

    20/02/2021 10h53 - Atualizado há cerca de 3 anos

    A Prefeitura de Santana do Paraíso iniciou, nesta sexta-feira (19), a imunização de idosos a partir de 90 anos contra a Covid-19. As técnicas em enfermagem Kátia Godoy e Sara Soares Novaes atuaram como vacinadoras nesta etapa inicial da vacinação dos idosos, acompanhadas por Magali Rosa Lino, Agente Comunitária de Saúde (ACS). No decorrer da vacinação iniciada nesta sexta, será utilizada parte das 160 doses da CoronaVac que chegaram ao município no dia 11 de fevereiro. 

    Foto: Divulgação PMSP

     

    Em relação aos idosos, a vacinação ocorre em duas etapas. A primeira foi iniciada nesta semana. A outra será aplicada depois de 14 dias. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são responsáveis por avisar aos pacientes quando o imunizante chegar ao município. Após a vacinação dos idosos acima de 90 anos, começará a imunização dos munícipes de 80 a 89 anos de idade. 

    O prefeito Bruno Morato enfatiza que Santana do Paraíso não tem poder decisório para interferir no número de doses de vacina que são enviadas ao município, contudo destaca que a cidade está preparada para vacinar a população com eficiência. 

    “De acordo com o Programa Nacional de Imunização, apenas o Ministério da Saúde é que compra as vacinas da Covid-19. Os imunizantes não são vendidos nem para o município, nem para o estado. E o próprio Ministério da Saúde, junto à Secretaria de Estado da Saúde, é que define as quantidades de doses que são enviadas aos municípios, bem como os critérios de vacinação da população. Ao município, cabe tão somente aplicar o imunizante, o que tem sido feito prontamente assim que as vacinas chegam à nossa cidade”, afirma Bruno Morato. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]