Escola de Samba leva Arlindo Cruz para desfile

Cantor e compositor de grandes sambas, Arlindo Cruz sofreu um AVC em 2017

Por Plox

20/02/2023 10h46 - Atualizado há mais de 2 anos

Neste domingo (19), a Escola de Samba Império Serrano abriu as apresentações no Carnaval do Grupo Especial no Rio de Janeiro. A escola homenageou o sambista Arlindo Cruz, que desfilou sentado em um dos carros da Império. Arlindo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2017.

Famosos e amigos de Arlindo estavam no carro alegórico com ele. Foto: reprodução/ TV

 

Arlindo Cruz desfilou sentado em um trono e as alas do desfile da escola contaram sua história e suas composições. Diversos famosos estavam no carro alegórico em que Arlindo estava, como os cantores Péricles e Marcelo D2, Júnior, ex-jogador do Flamengo e comentarista da Globo, Regina Casé, Hélio De La Penha, entre outros.

Mas para o desfile do sambista foi necessário um aparato médico, devido a situação do cantor e compositor. Em entrevista a Globo, Bárbara Cruz, esposa de Arlindo, falou sobre esse aparato médico. "Estamos com o chefe do SAMU, dois técnicos de enfermagem, todos os equipamentos, oxímetro."

Arlindo sentado no trono, com sua esposa do lado. Foto: reprodução/ TV

 

Músicas homenageadas

Compositor, Arlindo foi um dos criadores de diversos sambas que marcaram história na música brasileira. O cantor e compositor é autor das músicas: "Bagaço da Laranja", "Camarão Que Dorme a Onda Leva", "Tambores de Xangô", "O Show Tem Que Continuar" e "Meu Lugar".

 

História
Arlindo Cruz é um dos grandes nomes do samba brasileiro. Nascido em 14 de setembro de 1958, no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, o músico cresceu em uma família de sambistas e sempre teve o ritmo “correndo em suas veias”.

Arlindo começou a carreira como músico profissional na década de 1970, acompanhando grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Sombrinha. Mas foi como integrante do grupo Fundo de Quintal que ele se destacou, tornando-se um dos principais compositores e cantores do conjunto.

Arlindo Cruz com traje em branco e verde, cores da escola de samba Império Serrano, da qual Arlindo sempre fe parte. Foto: reprodução/ Instagram

 

Com o Fundo de Quintal, Arlindo Cruz gravou diversos sucessos, como "Lucidez", "Só Pra Contrariar" e "Conselho". Ele também é o autor de algumas das músicas mais famosas do samba brasileiro, como "O Show Tem Que Continuar", "Meu Lugar" e "Bagaço da Laranja".

Arlindo Cruz também teve uma carreira solo de sucesso, com mais de dez discos gravados. Além disso, ele foi um dos principais compositores da escola de samba Império Serrano, com sambas-enredo marcantes, como "Liberdade! Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós" e "Aquarela Brasileira".

Escute a música Meu Lugar, de Arlindo Cruz:

 

Em 2017, Arlindo Cruz sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou internado por mais de um ano. Desde então, ele vem se recuperando e, mesmo com algumas limitações, ainda se apresenta em shows e eventos. Seu legado, no entanto, é imenso e seu nome está eternizado na história do samba brasileiro.
 

Destaques