Governo libera saque do FGTS para moradores afetados pelas chuvas no litoral de São Paulo

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anuncia medida para os seis municípios mais atingidos pelas chuvas

Por Plox

20/02/2023 19h23 - Atualizado há cerca de 1 ano

O governo federal vai liberar o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores das áreas afetadas pelas chuvas que causaram a decretação de estado de calamidade em seis municípios paulistas. Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, as cidades afetadas pelas chuvas são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba. 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que "essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas" e acrescentou que "uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá e Bertioga".

 

Foto: divulgação

 

A ministra afirmou ainda que a recuperação das estradas da região é uma das prioridades do governo, já que diversos trechos registraram pontos de interdição total e parcial devido às chuvas.

O Ministério da Integração tem disponíveis R$ 579 milhões para essa finalidade, mas a ministra destacou que parte desse recurso já foi empenhada e que será necessário repor para outros municípios e estados.

As chuvas no litoral norte de São Paulo deixaram pelo menos 35 pessoas mortas e cerca de 40 desaparecidas na cidade de São Sebastião. A região também registrou deslizamentos de terra, alagamentos, bloqueio de estradas e afetou o abastecimento de água e energia.

 

Deslizamento de terra provocado por chuvas no litoral de São Paulo - Governo do Estado de SP/Divulgação

 

De acordo com o governo do estado de São Paulo, são 1.730 desalojados e 766 desabrigados. A ministra Simone Tebet interrompeu o recesso para integrar a comitiva de ministros que acompanharam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao município paulista de São Sebastião, um dos mais afetados pelas chuvas nos últimos dias.


 

Destaques