Lula e Tarcísio falam em união para recuperar litoral paulista após chuvas intensas
A aproximação entre Lula e Tarcísio é notável, uma vez que o governador foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, rival do presidente nas eleições de 2022
Por Plox
20/02/2023 22h08 - Atualizado há mais de 2 anos
Nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniram em São Sebastião, cidade do litoral norte paulista mais afetada pelas fortes chuvas do domingo (19).
Os dois líderes políticos falaram em união, trabalho compartilhado e superação de divergências para recuperar as cidades afetadas pela enchente. A aproximação entre Lula e Tarcísio é notável, uma vez que o governador foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro, rival do presidente nas eleições de 2022.
Durante a coletiva de imprensa, Lula afirmou que o trabalho pela população está acima de divergências políticas: "O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter. Por isso, meus parabéns ao governador de São Paulo, Tarcísio, ao prefeito [de São Sebastião, Felipe Augusto, do PSDB]". Tarcísio agradeceu a presença de Lula e afirmou que a visita do presidente e de ministros trazia "amparo" à comunidade.
.jpg)
O presidente ainda disse que aquele momento de união renderia uma boa foto para servir de exemplo ao país: "Eu acho que essa parceria que estamos fazendo aqui é uma fotografia boa pro nosso país. Eu sei de que partido é o prefeito, de que partido é o Tarcísio. Você sabe com que partido disputou as eleições. E veja que coisa bonita e simples. Nós estamos juntos. Acabou a eleição. Ele [Tarcísio] tem a obrigação de governar o estado de São Paulo, o prefeito tem a obrigação de governar a cidade e eu tenho a responsabilidade de governar o país".
Tarcísio agradeceu o apoio que o estado vem recebendo do governo federal e mencionou o trabalho conjunto: "Acredito muito na cooperação. Acredito que governo federal, governo do estado e prefeituras, trabalhando em conjunto, vamos conseguir fazer a diferença. O presidente já deu orientações para os seus ministros para atuar em cooperação, com esforço do estado, dos municípios, para que a gente possa trabalhar na reconstrução".