Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Chikungunya eleva risco de morte por até 84 dias, revela Fiocruz

O estudo indica um risco significativamente elevado de morte, tanto por causas naturais quanto associadas a outras doenças, dentro de 84 dias após a infecção

20/02/2024 às 17:50 por Redação Plox

Um estudo recente, publicado na revista The Lancet Infectious Diseases e conduzido por pesquisadores do Cidacs e do MeSP2 da Fiocruz Bahia, alerta para o aumento do risco de mortalidade em pessoas infectadas pelo vírus chikungunya até três meses após os primeiros sintomas, superando o período agudo da doença, tradicionalmente considerado até os primeiros 14 dias. Esta pesquisa, realizada com dados da população brasileira entre 2015 e 2018, destaca a necessidade de vigilância continuada e cuidado ampliado para além das manifestações iniciais, como a dor nas articulações.

Foto: Reprodução/ Pixabay

O estudo indica um risco significativamente elevado de morte, tanto por causas naturais quanto associadas a outras doenças, dentro de 84 dias após a infecção. Analisando casos de 2015 a 2018, os infectados apresentaram um risco até 8,4 vezes maior de morte em comparação com não infectados no início desse período. A pesquisa ainda revelou um maior risco de mortalidade por complicações como diabetes e doenças cardíacas isquêmicas, evidenciando a importância de uma abordagem de saúde mais abrangente em pacientes chikungunya.

Em meio ao cenário de emergência de saúde pública, com surtos de dengue e chikungunya em diversas regiões, incluindo Acre, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, e um aumento de 26% nos casos de chikungunya em São Paulo, este estudo ressalta a urgência de atualização dos manuais de conduta médica. Eles devem agora refletir o conhecimento sobre o potencial de complicações não apenas musculoesqueléticas mas também metabólicas e cardiovasculares, especialmente nas primeiras 12 semanas após a manifestação dos sintomas.

A pesquisa aborda a lacuna existente em estudos comparativos sobre o risco de morte em infectados pelo vírus em relação a não infectados, além de enfatizar a falta de antivirais específicos e a necessidade urgente de desenvolvimento de vacinas e medicamentos direcionados ao chikungunya. A aprovação da primeira vacina contra o vírus nos EUA no final de 2023 acende uma esperança, ainda que seu uso no Brasil permaneça indefinido.

Por fim, o estudo, que utilizou dados de mais de 143.787 casos de chikungunya e análise de 1.933 óbitos decorrentes da doença, lança luz sobre o impacto significativo da infecção na mortalidade,


 

Compartilhar a notícia

Veja também
banho
SAúDE

Quebrando o mito: tomar banho após a refeição faz mal? Entenda

Neurocientista explica se o banho influencia no processo de digestão

Covid-19
SAúDE

Belo Horizonte terá vacinação contra covid-19 no horário noturno

Os novos horários de funcionamento são válidos entre segunda e sexta-feira

 Foto: IMAGEM ILUSTRATIVA - Divulgação /
SAúDE

Cuidados essenciais na escolha de cirurgia plástica

A Polícia Civil está investigando este caso e outras denúncias envolvendo negligência médica e danos estéticos.

Pixabay
SAúDE

Brasil inicia vacinação contra dengue no SUS com foco em públicos e regiões prioritárias

Primeira nação a oferecer imunizante Qdenga no sistema público, Brasil adota estratégia seletiva devido à oferta limitada de doses.

para você
Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas
EDUCAçãO

Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas

Projeto internacional com participação do Brasil quer formar jovens líderes para transformar o futuro e garantir direitos previstos em lei

hospital.jpg
GERAL

Paciente tem sonho de ver o mar realizado por equipe de hospital público

A equipe era composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicóloga, além da presença de um familiar.

senai
EDUCAçãO

Oportunidade para cursos técnicos gratuitos em Ipatinga; saiba como se inscrever

Inscrições residuais vão até 28 de março e não há restrição de idade para participar

jogo do galo
ESPORTES

Galo encerra o Brasileirão com vitória contra o Palmeiras

A equipe mineira terminou a competição na terceira posição da tabela com 68 pontos