Prefeitura apresenta balanço do Carnaval de Timóteo 2026; festa reuniu 25 mil foliões
Evento voltou à Praça 1º de Maio após 14 anos, teve cinco dias de programação, pico de 6.500 pessoas no sábado e não registrou ocorrências de violência, segundo a Polícia Militar.
20/02/2026 às 16:37por Redação Plox
20/02/2026 às 16:37
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Vitor Vicente do Prado recebeu a imprensa para apresentar o balanço oficial do Carnaval de Timóteo 2026. A coletiva contou com a presença dos organizadores do evento, do presidente da associação comercial, do comandante da Polícia Militar e da equipe de governo, em um encontro que reforçou a união de esforços que garantiu o sucesso da festa e destacou os impactos positivos para a cidade.
Foto: Divulgação
Após 14 anos sem utilizar a Praça 1º de Maio, o Carnaval de Timóteo voltou em grande estilo em fevereiro de 2026, reunindo 25 mil foliões ao longo de cinco dias de festa. Marcado por tradição, cultura e sustentabilidade, o evento se consolidou como um marco histórico para a cidade e para a região do Vale do Aço.
Foto: Divulgação
Programação movimentou público e economia local
A programação começou com o pré-carnaval, entre 6 e 8 de fevereiro, na Praça 29 de Abril, e seguiu com cinco noites oficiais de folia, de 13 a 17 de fevereiro. O maior público foi registrado no sábado, quando 6.500 pessoas lotaram a praça.
No total, oito blocos e escolas de samba desfilaram, acompanhados por 120 artistas, em uma estrutura que mobilizou 190 trabalhadores em áreas como som, segurança, brigadistas, montagem e desmontagem de palco, alimentação, trânsito e eletricidade. Mais de 80% dos profissionais eram da própria cidade, o que garantiu a circulação de recursos na economia local.
Foto: Divulgação
O prefeito Vitor Vicente do Prado enfatizou o caráter cultural e econômico da retomada do carnaval na Praça 1º de Maio.
O Carnaval de Timóteo não é apenas festa, é cultura, economia e cidadania. Retomar essa tradição depois de 14 anos é motivo de orgulho para todos nós. Vitor Vicente do Prado
A realização foi viabilizada por emendas impositivas de quatro vereadores, destinadas também a outros eventos da cidade, como o Encontro de Motociclistas e o Festival Gastronômico. A produção ficou a cargo do Instituto Moreira Mattos, em parceria com o grupo Mais Vip, e contou com apoio da Prefeitura de Timóteo na área de trânsito, limpeza, divulgação e logística.
O empresário Pablo Mattos, do Instituto Moreira Mattos, ressaltou o desafio de organizar a retomada do carnaval.
Bruno Freire, do grupo Mais Vip, destacou a emoção de participar da volta da festa, lembrando a importância de ver a praça novamente lotada e o desejo da população por esse reencontro.
Segurança sem registros de violência
A segurança foi apontada como um dos principais destaques do evento. A Polícia Militar empregou cerca de 300 policiais ao longo dos cinco dias, com média de 50 por noite, além de alunos em formação. Foram realizadas 140 operações preventivas, sem registro de ocorrências policiais ou atos de violência, o que reforçou a percepção de tranquilidade entre os foliões.
O comandante da 85ª Companhia da Polícia Militar de Timóteo, Capitão Gedaías, avaliou o resultado das ações ao longo da programação, destacando o policiamento próximo da comunidade, as equipes especializadas para atendimento de mulheres e o uso de câmeras com reconhecimento facial, que contribuíram para a sensação de segurança e para o retorno positivo da população.
A presença da “Cabine Rosa”, com policiais femininas para um atendimento humanizado às mulheres, reforçou o compromisso com uma segurança mais inclusiva e atenta às questões de gênero.
Sustentabilidade, inclusão e geração de renda
A limpeza urbana mobilizou mais de 20 funcionários em dois turnos, com recolhimento entre 50 e 80 toneladas de resíduos. A parceria da Subsecretaria de Meio Ambiente com a ASCATI resultou na coleta de 193,4 quilos de latinhas para reciclagem, evidenciando a preocupação com a sustentabilidade e a inclusão social de catadores.
A presidente da associação, Dona Mariinha, celebrou o resultado do trabalho de apenas cinco pessoas na coleta, relacionando a atividade à geração de renda, inclusão e dignidade para os envolvidos.
O carnaval também impulsionou o setor de serviços, movimentando hotéis, bares e restaurantes, além de gerar renda para ambulantes e comerciantes da Praça Viva. Para o presidente da ACE e CDL de Timóteo, Alexandre Alves, atrair público de outras cidades e manter os moradores consumindo no município é uma estratégia que fortalece a economia local e abre espaço para que a organização cresça ainda mais nos próximos anos.
O prefeito Vitor Vicente do Prado voltou a destacar o caráter familiar da festa, ressaltando que o Carnaval ocorreu com segurança e respeito, com participação de pessoas de todas as idades, incluindo uma senhora de 92 anos presente na praça. Para a administração municipal, a edição de 2026 representa o resgate de uma tradição que a população sonhava em ver de volta e a consolidação de um novo ciclo de eventos na cidade.