Janja usa avião da FAB para ir ao Rio e visita barracão que vai homenagear Lula no carnaval
Primeira-dama viajou em 6 de outubro de 2025 acompanhada por ao menos seis assessores e participou de evento do MCTI; compromisso não apareceu na agenda oficial
20/02/2026 às 18:26por Redação Plox
20/02/2026 às 18:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A primeira-dama Janja da Silva esteve no Rio de Janeiro em 6 de outubro de 2025 para visitar o barracão da escola de samba Acadêmicos de Niterói, responsável por homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no carnaval deste ano. Ela utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi acompanhada por ao menos seis assessores.
No mesmo dia, no período da tarde, Janja participou de um evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao lado da ministra Luciana Santos, que também integrou o voo oficial, segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles.
Janja visitou escola de samba em 2025
Foto: Reprodução/Instagram @academicosdeniteroi
Comitiva oficial e uso de voo da FAB
Entre os passageiros do voo estavam assessores do Gabinete Pessoal da Presidência, que receberam diárias, além das ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Luciana Santos, acompanhadas de auxiliares, e uma militar da Aeronáutica. Uma integrante do cerimonial viajou em voo comercial.
Visita ao barracão da Acadêmicos de Niterói
Durante a visita ao barracão, Janja conversou com funcionários e dirigentes da escola de samba e comentou o envolvimento de Lula com o samba-enredo que o homenageia.
Oh, vou contar um segredo para você: meu marido [Lula] está apaixonado pelo samba [enredo]. Aí, todo mundo que chega em casa, ele diz: Bota o samba para a pessoa ouvir, bota o samba.
Janja da Silva
O enredo dedicado ao presidente transformou a relação do casal com a escola em um gesto simbólico de aproximação com o universo do carnaval, reforçando a presença de Lula e da primeira-dama em eventos culturais.
Evento do MCTI e ausência na agenda oficial
No compromisso do MCTI, realizado no Palácio da Cidade, foi lançado o processo da Conferência da Década dos Oceanos de 2027. Na ocasião, Janja defendeu a relação entre justiça climática e igualdade de gênero, articulando temas ambientais e sociais em sua participação.
Apesar da relevância institucional e da participação de autoridades, esse compromisso não constou na agenda oficial de Janja, o que destaca a forma como algumas atividades públicas da primeira-dama têm sido registradas.