Lula cancela participação em evento sobre IA na Índia após entrevista se estender

Presidente discursaria durante cúpula em Nova Délhi, mas Planalto disse que ele não conseguiu chegar ao local por causa do atraso na entrevista à India Today

20/02/2026 às 13:07 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou de última hora, nesta sexta-feira (20), a participação em um evento organizado pelo governo brasileiro durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Délhi, na Índia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento na Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento na Índia

Foto: Ricardo Stuckert/PR


Lula estava previsto para discursar às 11h30, no horário local (3h em Brasília). Segundo o Palácio do Planalto, o presidente deixou de comparecer ao encontro porque a entrevista que concedeu à emissora Índia Today se estendeu além do previsto, o que impediu seu deslocamento até o local da cúpula.

Lula era esperado como principal voz do evento

De acordo com a CNN Brasil, Lula faria o principal discurso da programação e acabou frustrando a audiência que praticamente lotou o auditório. Havia mais pessoas aguardando a fala do presidente do que no evento anterior, realizado no mesmo espaço, que contou com a presença de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e de Brad Smith, vice-chairman e presidente da Microsoft, apontado como uma das principais estrelas da cúpula.

Seis ministros substituem presidente em painel sobre IA

Sem a presença de Lula, o evento foi conduzido por seis ministros brasileiros, que representaram o governo nas discussões sobre inteligência artificial e tecnologia. Participaram Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Esther Dweck (Gestão), Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde).

Os ministros apresentaram projetos, ações e resultados de suas pastas na área de IA e em iniciativas relacionadas à inovação tecnológica, destacando o esforço do governo brasileiro para fortalecer a presença do país nesse debate global.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a