Lula diz que Maduro deve ser julgado na Venezuela e critica prisão pelos EUA
Em entrevista na Índia, presidente afirma que a condução da captura do líder venezuelano por autoridades americanas é inaceitável no cenário internacional
20/02/2026 às 18:29por Redação Plox
20/02/2026 às 18:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Nesta sexta-feira (20), em Nova Déli, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro deve ser julgado na Venezuela, e não nos Estados Unidos. Em entrevista ao canal India Today, o chefe do Executivo brasileiro comentou a prisão do líder venezuelano em território norte-americano.
Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula critica captura de Maduro pelos Estados Unidos
Maduro foi capturado pelos Estados Unidos no início de janeiro e está preso em Nova Iorque, onde deve ser julgado. Para Lula, a forma como a ação foi conduzida não é aceitável no cenário internacional.
Não podemos aceitar que o chefe de Estado de um país invada outro país e capture o presidente. Isso é inaceitável. Não há explicação para isso, e não é aceitávelLula
Contexto da agenda de Lula na Índia
O presidente brasileiro cumpre, na Índia, uma agenda diplomática que inclui entrevistas e encontros com autoridades locais. As declarações sobre o ex-ditador venezuelano ocorreram nesse contexto, durante a conversa com o veículo de comunicação indiano.
A prisão de Maduro em solo norte-americano e a defesa de Lula por um julgamento na Venezuela reforçam o debate sobre soberania nacional e atuação de potências estrangeiras em crises políticas de outros países.