Malu Gaspar sofre ataques após citar Moraes em caso do Banco Master, e Abraji sai em defesa
Colunista de O Globo e comentarista da GloboNews relatou supostas conversas de Alexandre de Moraes com Gabriel Galípolo; entidade repudiou ofensas e críticas misóginas
20/02/2026 às 08:18por Redação Plox
20/02/2026 às 08:18
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Com mais de três décadas de atuação na imprensa, a jornalista Malu Gaspar vive um dos momentos de maior exposição de sua carreira. Seu nome ganhou destaque nacional nos últimos meses, impulsionado pelas revelações sobre o Banco Master e pela citação a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Colunista do jornal O Globo, Malu passou a ser alvo de ataques nas redes sociais após, em dezembro do ano passado, fazer uma das primeiras menções públicas ao envolvimento de Alexandre de Moraes no caso Master. Em sua coluna, ela relatou que o ministro teria tratado do tema em ao menos quatro conversas com o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Malu Gaspar
Foto: Reprodução/YouTube Roda Viva
Ataques e reação de entidade de jornalismo
As críticas se intensificaram especialmente entre setores de esquerda que veem Moraes como figura central na oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Parte desses grupos passou a direcionar ataques pessoais à jornalista, em reação às informações divulgadas por ela sobre o caso do Banco Master.
Diante da escalada de ofensas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota em defesa da profissional e em repúdio às críticas de cunho misógino dirigidas à comunicadora.
nos últimos anos, se tornaram comuns os ataques misóginos a mulheres jornalistas que fazem reportagens sobre pessoas que ocupam importantes espaços de poderAbraji
Formação, trajetória e livros
Aos 51 anos, Malu Gaspar é formada em Jornalismo pela USP e construiu sua carreira em algumas das principais redações do país. Foi editora da revista Veja no Rio de Janeiro e chefiou a sucursal da revista Exame na mesma cidade. Também atuou como repórter na revista Piauí e integrou, por três anos, o podcast Foro de Teresina.
Autora de obras de jornalismo investigativo, ela escreveu os livros Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do grupo X e A Organização: A Odebrecht e o escândalo de corrupção que chocou o mundo, ambos centrados em personagens e empresas envolvidos em grandes escândalos econômicos e políticos.
Atualmente, Malu é colunista de O Globo e comentarista da GloboNews, consolidando-se como uma das vozes mais presentes no debate público sobre política, economia e poder no Brasil.