Seis pessoas morrem afogadas em praias do litoral sul de SP entre sábado e domingo
Mortes ocorreram em Itanhaém, Guarujá e Praia Grande; além das seis vítimas fatais, GBMar informou ter realizado 67 salvamentos no litoral paulista
Um “trote solidário”, na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, foi destaque após arredar 10 mil litros de leite para a instituição Casa da Esperança. A ação foi realizada pelos alunos da faculdade de medicina da Univaço.
Segundo informações do professor Vinícius Lana, diretor-geral da instituição, existe um programa há alguns anos na faculdade, que ajuda os calouros na adaptação dos mesmos. O programa é uma espécie de recepção a esses novos alunos.

Com isso, é feita uma agenda com diversas tarefas para acolhimento e adaptação dos calouros no início de cada semestre. Uma das ações realizadas é o “trote solidário”, ou “trote cidadão”, como é conhecido também a ação.
De acordo com Vinícius Lana, esse trote tem como objetivo desconstruir a proposta do trote violento, que vai contra os princípios e valores que a universidade acredita. E nesse movimento, buscando uma forma de integração dos alunos, é realizada uma atividade solidária.

Eles visitam uma instituição social e, dessa vez, foi escolhida a NAEMC (Casa da Esperança), no bairro Vila Formosa. Os alunos visitam e conhecem o local, criando uma interação com os internos. Os estudantes também conversaram com a reportagem do Plox e falaram da emoção de ajudar a instituição.

Lana ainda relata que, além da interação, “as visitas promovem um choque de realidade para os estudantes, gerando um movimento humano importante e valioso para os futuros médicos”.

O professor também disse que a Casa da Esperança sempre pede leite, que é um produto consumido em grande quantidade no local. Então os alunos, bem sensibilizados, criaram uma campanha para arrecadar litros de leite, no intuito de ajudar a instituição. Com isso, foram arrecadados cerca de 10 mil litros, doados para a NAEMC.