Casal de Ipatinga deixa comércio lojista para fazer um dos melhores queijos

O produto produzido por eles conquistou premiação em um concurso em Araxá, com queijos de vários países

Por Plox

20/03/2022 14h18 - Atualizado há cerca de 2 anos

Há alguns anos, Jamil Delfino dos Santos Júnior e Irinéia Pereira Fortunato Delfino, um casal de lojistas de Ipatinga, Minas Gerais, resolveram se aventurar em um dos mercados mais amados pelos mineiros, o do queijo. E deu certo!

Os dois trabalhavam com uma loja de móveis e Jamil resolveu comprar uma propriedade na área rural, para ter onde passar o tempo livre. Após a compra, ele começou a criar algumas vacas e daí foi surgindo a oportunidade de produzir o próprio queijo, na propriedade.

 

Em 2016, Irinéia começou a aprender sobre a cultura do queijo, fazendo cursos em Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG e São Paulo. Daí em diante, foi criando gosto pela fabricação de queijos, fazendo receitas especiais.

Com o Empório da Serra, eles criaram um queijo premiado como um dos melhores do mundo, medalha de prata no Primeiro Concurso Internacional, em Araxá-MG, em 2021, com participação de vários países. Além de queijos, o casal produz iogurte e tem um restaurante com o típico “sabor de Minas”.

Jamil Delfino  e Irinéia Delfino segurando a medalha de premiação internacional. Foto: Plox

 

O negócio cresceu e hoje virou um dos locais mais visitados no Vale do Aço. Moradores da região enfrentam as serras do Ipaneminha, zona rural de Ipatinga, indo ao encontro de uma paixão dos mineiros: o queijo. 
 

Destaques