Sinais de alerta para problemas no fígado

É imprescindível buscar orientação médica imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado

Por Plox

20/03/2024 09h09 - Atualizado há 3 meses

O fígado, central para mais de 500 funções vitais no corpo, é fundamental para a nossa saúde. Problemas hepáticos podem variar desde condições menos graves até a cirrose, uma doença grave marcada por fibrose e formação de nódulos que obstruem a circulação do sangue e provocam morte celular. Contrariamente ao que muitos pensam, não apenas o consumo excessivo de álcool pode levar a problemas no fígado, mas também outros fatores como o uso abusivo de medicamentos, acúmulo de gordura no fígado, hepatite viral crônica, obesidade e diabetes tipo 2.

Foto: reprodução/ Pixabay

Sintomas Importantes a Observar

Quando o fígado não funciona adequadamente, ele pode apresentar diversos sintomas, como:

  • Formigamento ou desconforto nos pés, indicando possíveis problemas hepáticos, além de pele seca e rachaduras, especialmente nos calcanhares.
  • Edema (inchaço) em diferentes partes do corpo, uma consequência direta da incapacidade do fígado de regular os níveis de albumina, levando ao acúmulo de líquidos nos tecidos.
  • Sensações frequentes de enjoos e tonturas, dor de cabeça constante, e um cansaço inexplicável.
  • Aparecimento fácil de manchas roxas, pele e olhos amarelados, urina escura, perda de apetite, fezes amareladas e coceira generalizada pelo corpo.

Prevenção e Cuidados

Para evitar tais complicações, é crucial adotar um estilo de vida saudável. Isso inclui evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, bem como o sedentarismo. Incluir na dieta alimentos ricos em fibras, como vegetais, grãos integrais e frutas, e manter uma hidratação adequada, são práticas recomendadas para a saúde do fígado.

Diante da presença de um ou mais desses sintomas, é imprescindível buscar orientação médica imediatamente para um diagnóstico preciso e tratamento adequado, evitando assim o avanço de possíveis complicações hepáticas.

Destaques