Café com Amor: Educação de Ipatinga promove noite especial para alunos com Síndrome de Down e suas famílias

Evento destacou a importância da rede de apoio para inclusão e contou com a participação de famílias e educadores

Por Plox

20/03/2025 19h36 - Atualizado há 12 dias

A Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga realizou, nesta quarta-feira (19), na Escola Municipal Everson Magalhães Lage, no bairro Jardim Panorama, o 3º 'Café com Amor!'. O evento, promovido pela Assessoria de Educação Especial e Inclusiva, fez parte da programação da Semana de Conscientização sobre a Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down) e reuniu mais de 30 alunos com T21, suas famílias e diretores das unidades escolares onde estudam.


Imagem Foto: Divulgação


Durante a noite especial, as crianças participaram de diversas atividades, como oficinas de contação de histórias, brinquedoteca, psicomotricidade, música e dança. Enquanto isso, seus familiares e gestores escolares estiveram envolvidos em uma roda de conversa conduzida pelo psicólogo escolar João Paulo Firmino. O tema central do debate foi a importância da rede de apoio, alinhando-se à campanha mundial da Síndrome de Down: 'Suporte para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio!'.


Imagem Foto: Divulgação


A secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das relações entre escola, alunos e familiares. 'A proposta deste evento é promover a aproximação e o afeto, elementos essenciais para o desenvolvimento de nossos alunos. Além disso, buscamos conscientizar a sociedade sobre o impacto de uma rede de apoio na vida das pessoas com Síndrome de Down. A inclusão começa com conhecimento, empatia e ações concretas', afirmou.


Imagem Foto: Divulgação


A iniciativa integra a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre a Trissomia do Cromossomo 21, instituída pela Lei 4.345, sancionada pelo prefeito Gustavo Nunes em abril de 2022. O objetivo é ampliar o conhecimento da população e incentivar ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas com T21 e seus familiares.


Nesta sexta-feira (21), celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, data reconhecida pela ONU e escolhida para representar a triplicação do cromossomo 21, característica genética da condição. A comemoração reforça a necessidade de respeito, suporte e criação de oportunidades que garantam o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down.


Destaques