Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Tecnologia e saúde: pandemia acelera utilização de recursos tecnológicos para o bem-estar do paciente

Telemedicina e robô Laura são utilizadas pelos hospitais da Fundação São Francisco Xavier para promover a saúde com conforto e segurança

20/04/2021 às 19:09 por Redação Plox

Inovação e tecnologia sempre foram essenciais para a humanidade, principalmente quando o assunto é saúde. Em tempos de pandemia, onde o mundo vive a maior crise sanitária da nossa época, esses recursos ganharam ainda mais relevância. “A Telemedicina, principalmente, a teleconsulta e o teleatendimento são realidades que vieram para ficar, para facilitar a vida das pessoas no dia a dia”, avalia o diretor de hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.
 

A Telemedicina existe há um tempo, mas tem sido ainda mais essencial desde o início da pandemia do novo coronavírus no dia a dia das clínicas e hospitais. As unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier utilizam desse recurso com sucesso. “A pandemia acelerou a instalação da telemedicina. Já havia sido feito uma tentativa em 2018 de se promover a telemedicina no Brasil e agora depois da pandemia, houve uma regulamentação temporária que nós acreditamos e torcemos para que ela se torne definitiva daqui em diante”, comenta Dr Mauro.
 

O diretor explica que a telemedicina é, na verdade, um ramo da telesaúde. É uma modalidade que abrange uma série de processos realizados a distância, como teleconsulta, teleassistência, telediagnóstico, entre outras.  
 

A indicação de manter o isolamento social para frear o avanço do novo coronavírus deu contornos ainda mais urgentes à utilização da telemedicina para aproximar pacientes da assistência médica. “É que embora estejamos em uma pandemia, as outras doenças não deixam de existir. É necessário manter consultas e tratamentos em dia. Muitos pacientes também precisam de orientação sobre a Covid-19 de forma online para garantir o seu próprio bem-estar”, comenta Dr. Mauro.

Foto: Divulgação FSFX

 

O principal resultado da teleconsulta é o retorno positivo dos pacientes. O analista de sistemas Hilton Costa Cabral, de 34 anos, é um deles. “Achei tudo muito prático. Acordei num domingo com dor de ouvido, acionei a teleconsulta, fui atendido rapidamente. O sistema é muito intuitivo. O atendimento foi muito satisfatório para mim. Acredito que essa seja a medicina do futuro. Gostei muito”, disse. 
 

Dentro do atual contexto da Covid, a Telemedicina da Fundação São Francisco Xavier, de março do ano passado até abril desse ano, realizou aproximadamente de 134 mil atendimentos por meio de suas unidades hospitalares da FSFX.
 

Para o diretor a telemedicina é uma ferramenta atualmente imprescindível. “A telemedicina é uma forma de facilitar, encurtar distâncias e otimizar o tempo dos pacientes. A Teleconsulta veio a somar, sendo um suporte para o enfrentamento dos principais desafios impostos pelo novo cenário do coronavírus”. 

Foto: Divulgação FSFX

 

Robô Laura 
Ferramentas que propiciem agilidade no atendimento e na detecção de diagnósticos de doenças, tornam-se ainda mais necessárias em momentos de crise como a que estamos presenciando. Implantado pela Fundação São Francisco Xavier, em 2017, o robô conhecido como “Laura” auxilia uma equipe multidisciplinar no diagnóstico de sepse. A síndrome surge como resposta do organismo a um quadro médico e é comumente conhecida por “infecção generalizada”, podendo causar falência de múltiplos órgãos. 
 

Trata-se de um robô cognitivo no gerenciamento de risco assistencial. Por meio da leitura de exames e dados vitais, em tempo real e de forma sistêmica, o Laura avalia o estado de saúde do paciente, identificando os primeiros sintomas de sepse. Caso positivo, ele emite alarmes para a equipe multidisciplinar de forma rápida, precisa e segura. O objetivo é reduzir a morbidade e mortalidade pela síndrome em pacientes hospitalizados.  

Compartilhar a notícia

Veja também
bgb
SAúDE

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta sexta em todas as UBS's em Ipatinga

O trabalho, que abrange todo o país, tem como meta alcançar pelo menos 90% da população-alvo

Leitos ocupados ipatinga - Divulgação PMI.jpg
SAúDE

Pacientes de Ipatinga representam 42% dos internados por Covid-19 na cidade

São 50 munícipes e 40 vêm de diversas cidades

Bruno Cecim/Agência Pará
SAúDE

Projeto de Lei que garante repasse do piso da enfermagem é aprovado pela Câmara de Fabriciano

A matéria foi apreciada na tarde desta quinta-feira (20) durante reunião extraordinária

TESTE FEIRANTE (3).jpg
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga aplica testes rápidos em feirantes

No momento está liberado o funcionamento das feiras no sistema de rodízio, de segunda a sábado.

para você
Posse do presidente Jair Bolsonaro
POLíTICA

Bolsonaro teria confirmado a aliados que não vai passar faixa presidencial a Lula

Caso ocorra, será a primeira vez que o rito será quebrado na história da nova República

ECONOMIA

Financial Times alerta para desvalorização do real e crise fiscal no Brasil sob o governo Lula

Publicação internacional destaca queda da moeda brasileira e aponta necessidade de medidas urgentes para conter a crise econômica.

Avião que transportava Marília Mendonça cai em cachoeira em Minas Gerais
FAMOSOS

Avião que transportava Marília Mendonça cai em cachoeira em Minas Gerais

Acidente ocorreu na tarde desta sexta (5)

Vagas de emprego Ipatinga
EMPREGO

Novas vagas de emprego em Ipatinga; contratação imediata

As vagas são para Médico Urologista, Auxiliar de Departamento Fiscal, Encanador, Soldador TIG e Recepcionista