Hugo Calderano vence a Copa do Mundo de Tênis de Mesa e quebra hegemonia asiática

Brasileiro supera o número 1 do mundo na final e se torna o primeiro atleta das Américas a conquistar o título

Por Plox

20/04/2025 12h56 - Atualizado há 3 meses

Neste domingo (20), Hugo Calderano protagonizou um momento histórico para o tênis de mesa ao conquistar, pela primeira vez, a Copa do Mundo da modalidade para o continente americano. O brasileiro de 28 anos derrotou o chinês Lin Shidong, atual número um do mundo, por 4 sets a 1, em uma disputa realizada em Macau, na China.


Imagem Foto: Reprodução 


Após a vitória, Calderano não conteve a emoção e caiu em lágrimas ao relembrar os desafios enfrentados até alcançar o topo. \"Não imagina ganhar do número 3, do número 2, do número 1. É muito louco para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial\", declarou o atleta, visivelmente emocionado.


O título representa um marco não só para Calderano, mas também para o continente, já que até então apenas atletas da Ásia e da Europa haviam conquistado o torneio na categoria simples masculina. A hegemonia asiática, especialmente dominante na modalidade, foi quebrada com a conquista inédita do brasileiro.



O carioca também fez questão de destacar a importância do momento após a decepção nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Na ocasião, Calderano chegou à semifinal, mas acabou eliminado e perdeu a disputa pelo bronze. \"Principalmente após a Olimpíada, é muito importante ganhar um título como esse. Eu trabalhei muito, sempre acreditei em mim. Se você falasse comigo, um mês atrás, eu estava mal\", contou.


O título, além de simbólico, também trouxe mudanças no ranking. Com a conquista, Calderano, que ocupava a quinta colocação no ranking mundial, subirá para a quarta posição.



Em meio à emoção, o atleta aproveitou para agradecer aos torcedores e àqueles que sempre estiveram ao seu lado. \"Eu queria, também, agradecer a todos pelo apoio. Eu sempre vejo as mensagens. Às vezes eu não tenho tempo de responder todo mundo, mas eu sou muito grato por todo o apoio que eu tenho no Brasil, em casa com a minha família, meus amigos\", disse, encerrando seu discurso de forma comovente.



A vitória de Calderano marca um novo capítulo no esporte brasileiro e mundial, reforçando seu nome como um dos grandes destaques do tênis de mesa da atualidade.


Destaques